Possíveis impactos das políticas de avaliação na Educação de Jovens e Adultos: O ENCCEJA (2002) em questão

Autores

  • Maria Clarisse Vieira

Palavras-chave:

Política Educacional, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Este artigo discute a proposta de avaliação nacionak criada para a área de EJA, denominada Exame Nacional de Certificação de Competências da Educação de Jovens e Adultos (Enceja). Inicialmente, situa as políticas públicas do EJA no interior da reforma de ensino implementada no Brasil, a partir da década de 1990. Analisa os principais documentos  referentes ao Enceja, discutindo os possíveis significados de sua implementação na política educacional brasileira. Com base em autores que transitam no campo da educação e do trabalho , problematiza a centralidade dos procesos de avaliação nacional e os significados da noção de competência subjacentes do Enceja.

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Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Possíveis impactos das políticas de avaliação na Educação de Jovens e Adultos: O ENCCEJA (2002) em questão. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 24º de dezembro de 2025];22(43). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45317