BRASIL E PORTUGAL

UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO SOCIAL PARA O ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.47789

Palavras-chave:

ensino superior,, ações afirmativas, acesso, permanência, políticas.

Resumo

Este artigo descreve e analisa as políticas de inclusão social no ensino superior implementadas no Brasil e em Portugal, a partir de uma revisão de literatura e análise de conteúdo. Essas políticas visam promover condições para que grupos mais desfavorecidos possam aceder, frequentar e concluir com sucesso este grau de ensino. A criação e desenvolvimento dessas políticas tem evoluído, em paralelo à diversificação de públicos que chegam ao ensino superior. Este estudo permite concluir que as medidas implementadas em ambos os países são distintas. No caso do acesso, no Brasil predominam iniciativas que procuram a equidade tendo em consideração a proveniência socioeconômica e posterior a cor e etnia; em Portugal as medidas que corporizam alguma discriminação privilegiam os adultos já inseridos no mercado de trabalho, bem como os jovens provenientes de formações profissionalizantes, e ainda não existem ações afirmativas em Portugal. No caso das políticas que visam apoiar a permanência, em ambos os países, os apoios financeiros são mais frequentes.

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Biografia do Autor

  • Tatiane Salete Mattei, UNIOESTE

    é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professora da Escola de Gestão e Negócios da Unochapecó- SC.

  • Elsa Ferreira, Instituto Politécnico de SetúbaL

    é Doutora em Gestão. Professora adjunta no Instituto Politécnico de Setúbal- Portugal.

  • Lucir Reinaldo Alves, UNIOESTE

    é doutor em geografia pela Universidade de Lisboa. Professor adjunto do curso de Ciências Econômicas e do PGDRA da UNIOESTE, CampusToledo-Paraná.

  • Conceição Rego, Universidade de Évora.

    é Doutora em economia. Professora definitiva no departamento de economia da Universidade de Évora- Portugal.

Publicado

18-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
BRASIL E PORTUGAL: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO SOCIAL PARA O ENSINO SUPERIOR. edur [Internet]. 18º de dezembro de 2025 [citado 24º de dezembro de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/47789