BRASIL E PORTUGAL
UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO SOCIAL PARA O ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.47789Palavras-chave:
ensino superior,, ações afirmativas, acesso, permanência, políticas.Resumo
Este artigo descreve e analisa as políticas de inclusão social no ensino superior implementadas no Brasil e em Portugal, a partir de uma revisão de literatura e análise de conteúdo. Essas políticas visam promover condições para que grupos mais desfavorecidos possam aceder, frequentar e concluir com sucesso este grau de ensino. A criação e desenvolvimento dessas políticas tem evoluído, em paralelo à diversificação de públicos que chegam ao ensino superior. Este estudo permite concluir que as medidas implementadas em ambos os países são distintas. No caso do acesso, no Brasil predominam iniciativas que procuram a equidade tendo em consideração a proveniência socioeconômica e posterior a cor e etnia; em Portugal as medidas que corporizam alguma discriminação privilegiam os adultos já inseridos no mercado de trabalho, bem como os jovens provenientes de formações profissionalizantes, e ainda não existem ações afirmativas em Portugal. No caso das políticas que visam apoiar a permanência, em ambos os países, os apoios financeiros são mais frequentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.













