ALFABETIZAÇÃO COLONIZADA: UM CURRÍCULO, UMA POLÍTICA E SUAS MÚLTIPLAS FACES: POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO EM ANÁLISE

Autores

  • Rita Frangella

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.58078

Palavras-chave:

alfabetização, currículo, evidências científicas, discurso colonial, diferença

Resumo

O artigo em tela volta-se para a análise da Política Nacional de Alfabetização/PNA como uma política em rede, numa capilarização das ações em defesa da perspectiva adotada por essa política – a fundamentação em evidências científicas. Argui-se a noção de evidências científicas como fundamento das ações para a alfabetização, ideia que é mobilizada na busca por imprimir uma significação absoluta para alfabetização, currículo da alfabetização e formação de professores para essa etapa. Assim, a problematização se dá, no diálogo com aportes pós-estruturais e pós-coloniais, na discussão acerca de uma fixidez que permite inferir a produção de um discurso que coloniza a alfabetização e a infância. Uma autoridade colonial que se erige a partir a estereotipia das práticas de alfabetização que não se coadunam como o que é estabelecido como “última palavra” sobre/para a alfabetização, currículo da alfabetização e formação de professores. Defende-se, em contraposição a univocidade observada, a produção de políticas numa perspectiva discursiva, que não prescindem de articulações contingenciais e negociações entre discursos, sempre múltiplos e marcados pela diferença, como luta pela significação numa relação alteritária.

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Biografia do Autor

  • Rita Frangella

    Professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ, atua no Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da FEBF/UERJ Professora do Isntituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp/UERJ

Publicado

22-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
ALFABETIZAÇÃO COLONIZADA: UM CURRÍCULO, UMA POLÍTICA E SUAS MÚLTIPLAS FACES: POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO EM ANÁLISE. edur [Internet]. 22º de dezembro de 2025 [citado 24º de dezembro de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/58078