MÁRIO DE ANDRADE NA AMAZÔNIA
A ESCRITA POÉTICA DE UMA VIAGEM
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.5..169-177Palavras-chave:
Mário de Andrade, modernismo, Amazônia, viagemResumo
Este estudo analisa a viagem de Mário de Andrade à Amazônia, procurando avaliar a obra “O Turista Aprendiz” no contexto do Modernismo. Para isso, vale-se de teóricos que investigam a obra do autor assim como esse momento na literatura brasileira. Examina a representação da Amazônia nos textos dos viajantes estrangeiros em contraponto ao olhar modernista de Mário de Andrade. Analisa algumas imagens fotográficas realizadas por ele ao longo da viagem e o seu papel de colecionador de bens culturais e de defensor do patrimônio cultural brasileiro.Downloads
Referências
ANDRADE, Mário de. O turista aprendiz. Ed. prep. por Telê Porto Ancona Lopez. São Paulo: Duas Cidades, 1983.
ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo: Martins, 1962.
ANDRADE, Mário de. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. Ed. crítica prep. por Telê Porto Ancona Lopez. Paris: Coleção Archivos, 1988.
ANDRADE, Mário de. e Bandeira, Manuel. Correspondência. Org. introd. e notas de Marcos Antonio de Moraes. São Paulo: EDUSP/IEB, 2000.
ANDRADE, Mário de. Táxi e crônicas no Diário Nacional. Ed. prep. por Telê Porto Ancona Lopez. São Paulo: Duas Cidades, 1976.
MÁRIO DE ANDRADE: fotógrafo e turista aprendiz. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros–IEB/USP, 1993.
SOUZA, Gilda de Mello e. O colecionador e a coleção. Coleção Mário de Andrade – Artes Plásticas. São Paulo: IEB-USP, 1984, p. XI-XVII.



