O INÚTIL DE CADA UM DE MÁRIO PEIXOTO
UM ESTUDO GENÉTICO
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.5..51-62Resumo
Este texto apresenta um estudo genético de alguns capítulos do romance O inútil de cada um – Itamar, de Mário Peixoto, publicado em 1984. Tais capítulos são ampliações de 14 capítulos de um romance com o mesmo nome e datado de 1934. Os capítulos estudados sofreram um longo processo de ampliação, em 6 fases distintas de escritura (cinco de Mário Peixoto euma de Octavio de Faria).Downloads
Referências
ANDRADE, Mário de. Balança, Trombeta e Battleship: ou o descobrimento da alma.(edição genética e crítica Telê Ancona Lopez). São Paulo: Instituto Moreira Salles/Instituto de Estudos Brasileiros-USP, 1994.
BELLEMIN-NOEL, Jean. Reproduzir o manuscrito, apresentar os rascunhos, estabelecer um prototexto. Manuscrítica, São Paulo, n. 4, p. 127-161, dez. 1993.
BONACCORSO, Giovanni et al. Corpus flaubertianumI. Un coeur simple. Paris: Société d’Edition “Les Belles Lettres”, 1983.
CASTRO, Ivo. Editar Pessoa. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1990. (Edição crítica de FernandoPessoa, Estudos, 1).
CURY, Maria Zilda Ferreira. Acervos: gênese de uma novacrítica. In: MIRANDA, Wander Mello (Org.). A trama do arquivo. Belo Horizonte: UFMG/Centro de Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG, 1995. p. 53-63.
CURY, Maria Zilda Ferreira. A pesquisa em acervos e o remanejamento da crítica. Manuscrítica, São Paulo,n. 4, p. 78-93, dez. 1993.
ENCONTRO DE CRÍTICA TEXTUAL, 1, 1986, São Paulo. Omanuscrito moderno e as edições. São Paulo: Anais,São Paulo, 1986.
ENCONTRO DE EDIÇÃO CRÍTICA E CRÍTICA GENÉTICA, 2, 1989, São Paulo. Eclosão do manuscrito. São Paulo: Anais, 1989.
ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES DO MANUSCRITOE EDIÇÕES, 4, 1994, São Paulo. Gênese e memória. SãoPaulo: Annablume, 1994.
ELIOT, T.S. The wast land: a facsimile and transcript ofthe original drafts including the annotations of ErzaPound (edited by Valerie Eliot). London: Faber and Faber, [s.d.].
FARIA, Octavio de. O inútil de cada um. Boletim de Ariel, Rio de Janeiro, n. 2, p. 48-49, nov. 1934.
LIMA, Sônia Maria van Dijck. Apresentação de uma obra inacabada. Manuscrítica, São Paulo, n. 6, p. 59-72, nov.1996.
______.Retornando a rasura. Manuscrítica, São Paulo,n. 3, p. 86-94, dez. 1992.
LOPEZ, Telê Porto Ancona. Mário de Andrade: um texto interrompido ou um texto terminado? Manuscrítica, São Paulo, n. 4, p. 66-77, dez. 1993.
MELLO, Saulo Pereira de. Limite: filme de Mário Peixoto. Rio de Janeiro: Funarte, 1979.
______.Limite. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.
______.Mário Peixoto, Limite. Rio de Janeiro:[s.n.],1996. (Catálogo de exposição 3 jul-1º set. 1996, Casade Rui Barbosa).
MIRANDA, Wander Melo (org.). A trama do arquivo, BeloHorizonte: UFMG/ UFMG/Centro de Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG, 1995.
NERY, Vanda Cunha Albieri. Graça eterno: no universo infinito da criação. São Paulo: PUC-SP, 1995. (Tese, Doutorado em Comunicação e Semiótica).
PASOLINI, Pier Paolo. Petrolio. (a cura di Aurelio Roncaglia). Torino: Einaudi, 1992.
PEIXOTO, Mário [Mário de Breves]. O inútil de cada um. Rio de Janeiro: Tipografia São Benedicto, 1934.
PEIXOTO, Mário. O inútil de cada um. Rio de Janeiro: Schmidt,1935.
______.O inútil de cada um. Rio de Janeiro: SetteLetras, 1996.
______.O inútil de cada um; Itamar. Rio de Janeiro: Record, 1984.
______.A alma segundo Salustre. Rio de Janeiro: Embrafilme/DAC, 1983.
______.Limite; ‘scenario’ original. Rio de Janeiro: Sette Letras/Arquivo Mário Peixoto, 1996.
PEIXOTO, Mário [Serguei Eisenstein]. Um filme da Américado Sul. Arquitetura, Rio de Janeiro, n.38, ago. 1965.
PEIXOTO, Mário. Mundéu. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1996.
PEREZ, Celso Martinez. A escritura em processo: um estudo genético; o caso de “Gaetaninho” de Alcântara Machado. Manuscrítica, São Paulo, n. 2, p. 49-64, 1991.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Illustrations II, da madrugada à aurora. Manuscrítica, São Paulo, n. 4, p. 31-65, dez. 1993.
PESSOA, Fernando. Cartas entre Fernando Pessoa e os directores da Presença.(edição e estudo de Enrico Martines). Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1998. (Edição crítica de Fernando Pessoa, Estudos, 2)
PESSOA, Fernando. Poemas de Álvaro de Campos. (edição de Cleonice Berardinelli). Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1992. (Edição Crítica de Fernando Pessoa, Série Menor).
PESSOA, Fernando. Poemas ingleses (edição de João Dionísio). Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1997. (Edição Crítica de Fernando Pessoa, Série Maior, vol. V).
RABELLO, Adylla Rocha. O texto passado a limpo.Manuscrítica, São Paulo, n. 3, p. 62-73, dez. 1992.
SALLES, Cecília Almeida. A crítica genética: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1988.
______.Arte e conhecimento. Manuscrítica, São Paulo, n. 4, p. 108-126, dez. 1993.
______.Crítica genética in statu nascendi. Manuscrítica, São Paulo, n. 6, p. 45-57, nov. 1996.
______.Diálogo na crítica genética. Manuscrítica, São Paulo, n. 5, p. 29-35, jun. 1995.
______.Jogos com a realidade. Manuscrítica, São Paulo, n. 6, p. 73-82, nov. 1996.
______.Reflexões sobre a relação do geneticista com o manuscrito. Manuscrítica, São Paulo, n. 3, p. 95-107, dez. 1992.
SEGALA, Amos (Org.). Methodologie et pratique de l’editioncritique des textes litteraires contemporains. Paris:Universite de Paris X - Nanterre/Centre de Recherches Latino-Americaines, jan. 1985. (Arquives, cahier 8).
STOPPELLI, Pasquale (org). Filologia dei testi a stampa. Bologna: Società editrice il Mulino, 1987.
WILLEMART, Philippe. Além da Psicanálise: a literatura e as artes. São Paulo: Nova Alexandria/FAPESP, 1995.
______.Antes do começo dos começos. Manuscrítica, São Paulo, n. 4, p. 94-107, dez. 1993.
______.Bastidores da criação literária. São Paulo: Iluminuras, 1999.
______.De qual inconsciente falamos no manuscrito. Manuscrítica, São Paulo, n. 5, p. 47-62, jun. 1995.
______.Fenômenos físicos e fenômenos literários: aproximações. Manuscrítica, São Paulo, n. 3, p. 74-85, dez. 1992.
______.Instabilidade e estabilidade dos processos de criação no manuscrito literário. Manuscrítica, São Paulo, n. 6, p. 21-43, nov. 1996.
______.O nascimento do texto e o conceito de criação. Manuscrítica, São Paulo, n. 2, p. 77-97, [s.m.] 1991.
______.Olhar sobre o encontro ‘Gênese e memória’. Manuscrítica, São Paulo, n. 5, p. 37-46, jun. 1995.
______.A pequena letra em teoria literária: a literatura subvertendo as teorias de Freud, Lacan e Saussure. São Paulo: Annablume, 1997.
______.Três concepções da formação da escritura: inquietudes e esperança. Manuscrítica, São Paulo, n. 2, p. 123-135, [s.m.] 1991.
______.Universo da criação literária. São Paulo: EDUSP, 1993.



