NOTAS SOBRE UMA LEITURA DA OBRA DE KAZUO ISHIGURO
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.5..11-18Palavras-chave:
Kazuo Ishiguro, escritores cosmopolitas, memória, nação, pós-modernismo, multiculturalismo, fragmentoResumo
Estudo da obra de Kazuo Ishiguro sob a perspectiva do fragmento,tomado como metáfora conceitual que organiza um projetoficcional centrado em torno da memória, das questões dahistória e da nação.Downloads
Referências
BROWNSTEIN, Gabriel. Kazuo Ishiguro (1954-). BritishWriters: Supplement IV. New York: Scribner’s. n. 33, 1997, p. 301-17.
IYER, Pico. The Empire Writes Back. Time, 08 de fevereiro de 1993. p. 46-51.
HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-modernismo. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
BENJAMIN, Walter. Obras Completas. São Paulo: Brasiliense, 1995.
______. A Tarefa do Tradutor. Trad. Carlo Barck. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro,1992.
BHABHA, Homi K. Nation and Narration. London/New York: Routledge, 1990.
ISHIGURO, Kazuo. A Pale View of Hills. New York: Vintage,1990.
______. An Artist of the Floating World. London/Boston: Faber & Faber, 1987.
______. The Remains of the Day. New York: Knopf, 1995.
______. The Unconsoled. London/Boston: Faber & Faber,1995.
RICHARD, Nelly. The Latin American Problematic of Theoretical-Cultural Transference: Postmodern Appropriations and Counterappropriations. The South Atlantic Quarterly. v. 92, n. 3, p. 453-459, 1993.
SOUZA, Lynn Mário T. M. de. Nationalism, Cosmopolitismand Commonwealth Literature: a case of inherentcomparativism. Anais do XXII SENAPULLI. Poços de Caldas,1990. p. 129-133.



