NOTAS SOBRE UMA LEITURA DA OBRA DE KAZUO ISHIGURO

Autores

  • A. La Guardia Nogueira

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.5..11-18

Palavras-chave:

Kazuo Ishiguro, escritores cosmopolitas, memória, nação, pós-modernismo, multiculturalismo, fragmento

Resumo

Estudo da obra de Kazuo Ishiguro sob a perspectiva do fragmento,tomado como metáfora conceitual que organiza um projetoficcional centrado em torno da memória, das questões dahistória e da nação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • A. La Guardia Nogueira
    Doutora em Letras: Estudos Literários (Área de concentração: Literatura Comparada), 2000.

Referências

BROWNSTEIN, Gabriel. Kazuo Ishiguro (1954-). BritishWriters: Supplement IV. New York: Scribner’s. n. 33, 1997, p. 301-17.

IYER, Pico. The Empire Writes Back. Time, 08 de fevereiro de 1993. p. 46-51.

HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-modernismo. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

BENJAMIN, Walter. Obras Completas. São Paulo: Brasiliense, 1995.

______. A Tarefa do Tradutor. Trad. Carlo Barck. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro,1992.

BHABHA, Homi K. Nation and Narration. London/New York: Routledge, 1990.

ISHIGURO, Kazuo. A Pale View of Hills. New York: Vintage,1990.

______. An Artist of the Floating World. London/Boston: Faber & Faber, 1987.

______. The Remains of the Day. New York: Knopf, 1995.

______. The Unconsoled. London/Boston: Faber & Faber,1995.

RICHARD, Nelly. The Latin American Problematic of Theoretical-Cultural Transference: Postmodern Appropriations and Counterappropriations. The South Atlantic Quarterly. v. 92, n. 3, p. 453-459, 1993.

SOUZA, Lynn Mário T. M. de. Nationalism, Cosmopolitismand Commonwealth Literature: a case of inherentcomparativism. Anais do XXII SENAPULLI. Poços de Caldas,1990. p. 129-133.

Downloads

Publicado

2002-12-31

Edição

Seção

Em Tese