A vocação do fogo

a imaginação material na Noite do Girassol, de André Breton

Autores

  • Henriquedo do Nascimento Gambi Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.26.1.168-184

Palavras-chave:

Amor louco, Imaginação material, Bachelard

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o procedimento de formação das imagens surrealistas no episódio Noite do Girassol do livro Amor louco. Como subsídio teórico, foi utilizada a teoria da imaginação material de Gaston Bachelard para discutir as imagens do fogo e da água privilegiadas por André Breton, situando essa discussão no contexto mais amplo do surrealismo. Essa abordagem
permitiu desvelar não só as preferências de Breton em termos de imagens materiais e suas implicações, mas também o aprofundamento na discussão de uma das características mais evidentes de uma imagem surrealista, sua capacidade de reunir aspectos contraditórios.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Henriquedo do Nascimento Gambi, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte – MG).

Referências

BACHELARD, G. A psicanálise do fogo. Trad. Paulo Neves. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

BACHELARD, G. A águas e os sonhos. Trad. Antonio de Pádua. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

BACHELARD, G. O ar e os sonhos ensaio sobre a imaginação do movimento. Trad. Antonio de Pádua. 1.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

BONNET, M. “Notice”. In: BRETON, A. Oeuvres completes. Paris: Gallimard, 1992 (Bibliothèque de la Pléiade). p. 1692-1726.

BRETON, A. L’Amour fou. Paris: Gallimard, 1976.

BRETON, A. Amor louco. Trad. Luiza Neto. 1.ed. Lisboa: Editorial Estampa, 1971.

BRETON, A. Manifestos do surrealismo. Trad. Sergio Pachá. Rio de Janeiro: Nau, 2001.

CHENIEUX-GENDRON, j. O surrealismo. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

CURNIER, P. Pages commentées d’auteurs contemporains. Paris: Larousse, 1965.

FELICIO, V. A imaginação simbólica. São Paulo: Edusp, 1994.

PESSANHA, J.A. Bachelard: as asas da imaginação. In: BACHELARD. O direito de sonhar. Trad. José Américo Motta Pessanha. 1.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994. p. v-xxxi.

SHERINGHAM, M. City space, mental space, poetic space: Paris in Breton, Benjamin and Réda. In: SHERINGHAM (Org.) Parisian fields. London: Reaktion Books, 1996. p. 85-115.

Downloads

Publicado

2020-11-19

Edição

Seção

Teoria, Crítica Literária, outras Artes e Mídias