Poetas e martinis

uma leitura de The Barfly Ought to Sing de Anne Sexton

Autores

  • Julia Cortes Rodrigues Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.25.3.113-132

Palavras-chave:

Anne Sexton, Sylvia Plath, poesia confessional

Resumo

O suicídio da poeta Sylvia Plath abalou o universo literário em 1963. As associações entre poesia e autossacrifício na obra de poetas vinculados ao rótulo “confessional” foram cimentadas, mitificou-se a morte de Plath, e surgiram debates éticos que jamais cessaram. No calor desse momento, ainda em 1966, Anne Sexton, que conhecera Sylvia Plath brevemente anos antes, publica um texto memorialístico no periódico Tri-Quarterly. Essas memórias de Sexton, registradas sob o título “The Barfly Ought to Sing” [“O Bebum Deve Cantar”], são o tema deste artigo: heterogêneo em sua feitura – já que alterna recordações de Plath, leitura de sua poesia e dois poemas inéditos de Sexton –, o texto tampouco é homogêneo no sentido de sua homenagem, pois não procura ocultar uma tensão competitiva que perpassa o elo afetivo. Acredita-se que o texto possua uma dimensão crítica que foi frequentemente subestimada. Através da escrita das memórias, Sexton parece ter buscado formular uma visão da poesia confessional: inclui ela própria e Plath enquanto referências dessa poética e nomeia, a seu modo, alguns de seus elementos fundamentais. 


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Biografia do Autor

  • Julia Cortes Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    Doutoranda em Teoria e História Literária - Unicamp (Campinas, SP).

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Publicado

2020-03-20

Edição

Seção

Teoria, Crítica Literária, outras Artes e Mídias