Se uma voz em meio a tantas
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.25.2.119-134Palavras-chave:
voz do autor, leitor-modelo, Ítalo CalvinoResumo
Este trabalho visa pensar a obra Se um viajante numa noite de inverno (1979), do escritor Ítalo Calvino, sob o viés da percepção de uma voz autoral e da intenção do autor. Além disso, buscamos compreender a relação construída, ao longo do texto entre autor, leitor e texto, atentando para o jogo literário de Calvino. Como fonte teórica utilizamos os autores que buscaram desenvolver pensamentos acerca do autor e presença de sua voz no texto narrativo, bem como as perspectivas sobre leitor e autor modelos: Barthes (2004), Wimsatt e Beardslaey (2002) e Focault (2009). Ao nos depararmos com as personagens principais, enredo desta obra e discussões por ela evocadas, entendemos a intenção do autor como algo pouco palpável, difícil de descrever e de encontrar com precisão no texto. Mesmo o autor dizendo o porquê da obra, os motivos da escrita, não temos certeza se é verdadeiro ou não o que afirma. O revelado pelo texto pode não ser o mesmo afirmado pelo autor quando diz sua intenção ao escrevê-lo, ou ainda, até o próprio autor pode não saber, de modo objetivo, qual é sua intenção.Downloads
Referências
BAL, M. Narratology: Introduction to the Theory of Narrative. 4. ed. Tradução para o inglês de Christine Van Boheemen. Toronto: University of Toronto Press, 2017.
BARTHES, R. A morte do autor. In: O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BOOTH, W. A retórica da ficção. Tradução de Maria Teresa H. Guerreiro. Lisboa: Arcádia, 1980.
CALVINO, I. Se um viajante numa noite de inverno. Tradução de Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 2002 [1979]. Disponível em: < http://lelivros.love/book/download-livro-se-um-viajante-numa-noite-de-invernoitalo-calvino-em-epub-mobi-e-pdf/>. Acesso em: 29 nov. 2018.
ECO, U. Seis passeios pelo bosque da ficção. Trad. Hedegard Feis. 10 impressão. São Paulo: Companhia da Letras, 2009.
FOUCAULT, M. O que é um autor? In: MOTTA, M. B. (Org.) Michael Foucault estética: literatura e pintura, música e cinema. Trad. Inês Autran Dourado Barbosa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Florense Universitária, 2009.
HUTCHEON, L. Narcissistic narrative: the metafictional paradox. 2. ed. New York: Methuen, 1984.
WIMSATT, W. K.; BEARDSLEY, M. C. A falácia intencional. Trad. Luiza Lobo. In: LIMA, L. C. (Org.). Teoria da literatura em suas fontes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.



