Um caminho possível para o ensino de textos literários no ensino fundamental

oficina de contos policiais.

Autores

  • Juliana Souza Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Roberta Garcia Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.2.60-81

Palavras-chave:

Leitura, prática social, gêneros textuais

Resumo

Este relato de ensino tem como objetivo demonstrar uma reflexão acerca do desafio de se ensinar a leitura de textos literários, no Ensino Fundamental, a alunos com dificuldades provenientes de um período de alfabetização deficitário, conforme constatado em entrevistas.  O projeto de ensino aqui apresentado é ancorado na fundamentação teórica de Antunes (2010); Koch & Elias (2007) e Dell’Isola (2013), em relação à leitura; na perspectiva de letramento de Kleiman (1995, 2003) e na noção de gêneros de Marcuschi (2006) e Dolz e Schneuwly (2004). No ensino, o conceito de leitura como prática social deve ser relacionado aos objetivos de aprendizagem. Para tanto, é propício ao professor mediar o desenvolvimento de uma compreensão textual que exige habilidades mais complexas, para que o aluno seja capaz de relacionar aspectos textuais com conhecimento de mundo. Assim, a leitura é concebida como um fator preponderante de ampliação do letramento, favorecendo maior inserção social aos estudantes.

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Biografia do Autor

  • Juliana Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Mestre em Letras, pelo PROFLETRAS, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e doutoranda, pelo POSLIN, na mesma instituição, na área de Linguística Aplicada, linha de pesquisa: Ensino e Tecnologias.

  • Roberta Garcia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Mestre em Letras, pelo programa PROFLETRAS, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e doutoranda, pelo POSLIN, na mesma instituição, na área de Linguística Aplicada, linha de pesquisa: Ensino e Tecnologias.

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Publicado

2019-07-19

Edição

Seção

Ensino de Literatura