Apocalipse, distopia e utopia em Oryx e Crake, de Margaret Atwood

Autores

  • Pedro Fortunato Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Ildney Cavalcanti Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.2.42-59

Palavras-chave:

Apocalipse, utopia, distopia, Margaret Atwood

Resumo

Neste artigo analisamos o romance Oryx e Crake (2003), da escritora canadense Margaret Atwood para demonstrar as relações entre apocalipse, distopia e utopia nesta obra. Utilizando como aporte teórico os estudos críticos da utopia e da distopia (CLAEYS, 2013, 2017; KUMAR, 2013; MOYLAN, 1986, 2003) e, também, a teorização de Elizabeth K. Rosen (2008) sobre o apocalipse em narrativas não religiosas da literatura contemporânea, argumentamos que Atwood consegue substituir o agente divino presente nos apocalipses religiosos por um agente humano, uma das personagens do romance, o cientista Crake, preservando, ainda assim, os temas mais básicos desse tipo de narrativa, que são o julgamento, a destruição e a renovação. Além disso, demonstramos como esse apocalipse gera na obra um cenário pós-apocalíptico em que utopia e distopia se entrelaçam através do contraste entre a personagem protagonista do romance e os seres humanoides criados pelo cientista Crake para substituir a humanidade dizimada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Fortunato, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

    Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Alagoas e doutorando em Estudos Literários pela mesma instituição.

  • Ildney Cavalcanti, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

    Doutora em English Studies pela University of Strathclyde, Glasgow. Professora associada do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Referências

ATWOOD, Margaret. Oryx e Crake. Tradução Lea Viveiros de Castro. Rio de. Janeiro: Rocco, 2004.

ATWOOD, Margaret. In other worlds: sf and the human imagination. London: Virago, 2011.

BACCOLINI, Raffaella. It’s not in the womb the damage is done: memory, desire and the construction of gender in Katherine Burdekin’s Swastika Night. In: SCILIANI, Erina (Ed.). Le transformazioni del narrarae. Fasono: Schena, 1995, p. 293-309.

BALDICK, Chris. Concise oxford dictionary of literary terms. 2 ed. Oxford: Oxford University Press, 2001.

BERGER, James. After the end: representations of postapocalypse. Minneapolis: U of Minnesota P, 1999.

BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada - nova versão internacional. Tradução da Sociedade Bíblica Internacional. São Paulo: Editora Vida, 2000.

CHKLOVSKI, Viktor. A arte como procedimento. In: TODOROV, Tzvetan. Teoria da literatura: textos dos formalistas russos. Tradução Roberto Leal Ferreira. São Paulo: UNESP, 2013, p. 83-108.

CLAEYS, Gregory. Three variants on the concept of dystopia. In: VIEIRA, Fátima (Org.). Dystopia(n) matters: on the page, on screen, on stage. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 2013, p. 14-18

CLAEYS, Gregory. Dystopia: a natural history. Oxford: Oxford University Press, 2017.

CONT, Valdeir Del. Francis Galton: eugenia e hereditariedade. Scientiæ zudia, São Paulo, nº 2, v. 06, 2018, p. 201-218. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/ss/article/view/11129/12897>. Acesso em 31 ago. 2018.

FRANKEN, Cora Jessica. Children of Oryx, children of Crake: human-animal relationships in Margaret Atwood’s Maddaddam trilogy. Dissertação (Mestrado em Liberal Studies). - Faculty of the Graduate School, University of Minnesota, Minneapolis, 2014. Disponível em: < http://hdl.handle.net/11299/168127>. Acesso em 2 set. 2018.

FRYE, Northrop. O código dos códigos: a bíblia e a literatura. Tradução Flávio Aguiar. São Paulo: Boitempo, 2004.

JAMESON, Fredric. Then you are them. Rev. of The year of the flood, by Margaret Atwood. London review of books, nº 17, v. 31, 2009. Disponível em: <https://www.lrb.co.uk/v31/n17/fredricjameson/then-you-are-them>. Acesso em 2 set. 2018.

KOUHESTANI, Maryam. Exploring technology and surveillance in Margaret Atwood’s Oryx and Crake. International proceedings of economics development and research, v. 42, p. 171-175, 2012. Disponível em: <http://www.ipedr.com/vol42/034-ICKCS2012-K10044.pdf> Acesso em 31 ago. 2018.

KUMAR Krishan. Utopia’s shadow. In: VIEIRA, Fátima (Org.). Dystopia(n) matters: on the page, on screen, on stage. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 2013, p. 19-22.

LIMA, Felipe Benício. Sob o signo de Janus: uma análise de Clube da Luta em suas relações com a ficção distópica. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Faculdade de Letras da UFAL, Maceió, 2017.

MANJIKIAN, Mary. Apocalypse and post-politics: the romance of the end. Lanham, MD: Lexington Books, 2012.

MOYLAN, Tom. Demand the impossible: science fiction and the utopian imagination. New York: Methuen, 1986.

MOYLAN, Tom. “The moment is here ... and it’s important”: state, agency, and dystopia in Kim Stanley Robinson’s Antarctica and Ursula K. Le Guin’s The telling. in: BACCOLINI, Raffaella; MOYLAN, Tom (Org.). Dark horizons: science fiction and the dystopian imagination. Nova York, London, Routledge, 2003, p. 135-154.

ROSEN, Elizabeth. Apocalyptic transformation: apocalypse and the postmodern imagination. Lanham, MD: Lexington – Rowman & Littlefield, 2008.

SÁ, Melissa Cristina Silva De. Storytelling as survival in Margaret Atwood’s Oryx and Crake and The year of the flood. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Faculdade de Letras da UFMG, Belo Horizonte, 2014. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/ECAP-9KDRK2>. Acesso em 2 set. 2018.

SOUZA, Renata Pires De. Armageddon has only begun: the ustopian imagination in Margaret Atwood’s Oryx and Crake. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras da UFRS, Porto Alegre, 2014. Disponível em: < https://lume.ufrgs.br/handle/10183/102205>. Acesso em 2 set. 2018.

SUVIN, Darko. Theses on dystopia 2001. In: BACCOLINI, Raffaella; MOYLAN, Tom (Org.). Dark horizons: science fiction and the dystopian imagination. Nova York, London: Routledge, 2003, p. 187-201.

WELLS, Herbert George. A Ilha do Dr. Moreau. Tradução Braulio Tavares. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

Downloads

Publicado

2019-07-19