Literatura, ensino e democracia

apontamentos sobre a crise

Autores

  • Luiz Henrique Carvalho Penido Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.3.124-138

Palavras-chave:

ensino, literatura, democracia, crise

Resumo

Este artigo tem por objetivo levantar questões sobre a singularidade do texto literário, os modelos disciplinares escolares e a sua relação com a democracia. Tentamos entender o papel herdado pela teoria da literatura no discurso de crise do ensino de literatura e, através dela mesma, apresentar possibilidades para repensar o ensino. Dialogamos com três autores caros aos estudos literários – Roland Barthes, Michel Foucault e Jacques Derrida, sempre buscando o vínculo entre o singular literário e as condições de possibilidade impostas por ele a um ensino de literatura emancipador.

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Biografia do Autor

  • Luiz Henrique Carvalho Penido, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

    Professor de Teoria da Literatura do Departamento de Comunicação e Letras da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

2018-08-29

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