Estranheza e vertigem na literatura latino-americana contemporânea

pensar as ilhas contemporâneas em La Villa e Opisanie Swiata

Autores

  • Bárbara Xavier França Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.2.122-135

Palavras-chave:

literatura latino-americana contemporânea, literatura pós-autônomas, ilhas urbanas, César Aira, Veronica Sttiger

Resumo

O trabalho discute a construção e as relações estabelecidas pelo espaço da “villa miseria” em La Villa, do escritor argentino César Aira, e do navio, em Opisanie Swiata, da escritora brasileira Veronica Stigger. A partir da ideia de “ilhas urbanas”, apontado por Josefina Ludmer (2013) sobre as literaturas pós-autônomas, a proposta pensa em como a escolha, nos livros, por explorar a convivência em reduzidos espaços diegéticos tensiona categorizações sociais, joga com totalizações identitárias e sugere novas visadas sobre a memória e os imaginários de um bairro, de uma cidade e mesmo de um país. Instigados pela proposição do pesquisador Mariano Siskind (2011) de que haveria, na literatura argentina do presente, um interesse maior com relação a elementos, realidades e narrativas locais que voltam a atenção em direção à abordagem de certa “argentinidade”, enquanto que na recente literatura brasileira imperaria um interesse cosmopolita, propomos discutir a expressão do nacional em um momento de literaturas pós-autônomas de recusa da alegoria.

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Biografia do Autor

  • Bárbara Xavier França, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Doutoranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre pela linha de Pragmáticas da Imagem do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2018-05-25

Edição

Seção

Teoria, Crítica Literária, outras Artes e Mídias