Kãns Kãns Karã
O canto do pica-pau
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.2.44-53Palavras-chave:
Literatura Huni Kuĩ, Shenipabu Miyui, Mitológicas, SensívelResumo
Neste ensaio, tratamos de um pequeno trecho da narrativa “Fumaça do tabaco”, mito do povo Huni Kuĩ presente no livro Shenipabu Miyui. Em um determinado momento dessa história, faz-se referência a um pica-pau cujo canto seria capaz de levar à morte aquele que o escuta. Propomos uma breve discussão sobre a (im)possibilidade de existência de um tal pássaro fora do âmbito literário, a partir de um excerto das Mitológicas de Lévi-Strauss. Apresentamos, em seguida, um aspecto do pensamento do filósofo Emanuele Coccia numa tentativa de equalização entre o canto dos pássaros e a música humana, para, enfim, retomarmos o discurso do antropólogo francês à luz do perspectivismo ameríndio de Eduardo Viveiros de Castro. Nosso intuito é demonstrar que, mais do que um pássaro literário, o pica-pau deste texto indígena é um ser existente real, que embora soe fantástico ao ouvido moderno, é perfeitamente concebível para o pensamento mítico do povo Huni Kuĩ.Referências
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