Descaminhos da memória

a construção do relato em "Corpo de baile"

Autores

  • Edinilia Nascimento Cruz Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.1.86-94

Palavras-chave:

Guimarães Rosa, Corpo de baile, viagem

Resumo

Este texto propõe uma discussão acerca da construção do relato ficcional do vaqueiro Grivo, personagem viajante da novela “Cara-de-Bronze”. Busca-se analisar o processo de elaboração estética no entrelaçar da dupla viagem, a que ocorre no plano físico e simbólico, e os artifícios do exímio narrador-vaqueiro na inverossímil busca do “quem das coisas”. Em Corpo de baile (1956), cada novela evidencia uma situação em que a viagem constitui um recurso primordial para se explorar as potencialidades da travessia no imaginário sertanejo. Com a novela “Cara-de-Bronze”, o ato de viajar e o viajante fundem-se com a própria busca da poesia e do fazer poético. Nesta perspectiva, a travessia é ponte para a linguagem, é o sentido que se produz entre a palavra e o vazio nesse movimento em que o texto se coloca. A viagem de Grivo aponta para um percurso não convencional legitimado pela contingência simbólica da palavra. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edinilia Nascimento Cruz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Doutoranda em Literatura Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo e outros ensaios. Trad. Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.

ARAUJO, Heloísa Vilhena de. A Raiz da Alma. São Paulo: EDUSP, 1992.

BLANCHOT, Maurice. L’entretien infini. Paris: Gallimard, 1969.

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BIZZARRI, Edoardo. J. Guimarães Rosa: correspondência com seu tradutor italiano Edoardo Bizzarri. 2. ed. São Paulo: T. A. Queiroz, Instituto Ítalo-Brasileiro, 2003.

FANTINI, Marli. Guimarães Rosa: fronteiras, margens, passagens. São Paulo: SENAC; Cotia: Ateliê, 2008.

HALBWACHS, Maurice. Memória individual e memória coletiva. In: HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

NUNES, Benedito. O amor na obra de Guimarães Rosa. In: NUNES, Benedito. O dorso do tigre. São Paulo: Perspectiva, 1969, p. 143-71.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo: PUC, n. 10, pp. 07-28, dezembro de 1991.

ROSA, João Guimarães. Corpo de baile. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006. 2v.

TORRANO, Jaa. O mundo como função de musas. In.: HESÍODO. A Teogonia. São Paulo: Iluminuras, 1995.

Downloads

Publicado

2016-11-15

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)