O nascimento do cinema e a simultaneidade

Autores

  • Júlio Bernardo Machinski Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.21.2.152-157

Resumo

Tradução da parte final da introdução (“Le ‘Mythe du Moderne’ au début du XXe siècle”) do livro “Modernolatria” et “Simultaneità”: recherches sur deux tendences dans l’avant-garde littéraire en Italie et en France à la veille de la première guerre mondial, publicado em 1962, por Pär Bergman, originalmente apresentado como tese de doutorado na Universidade de Uppsala. No fragmento selecionado, após abordar o impacto que algumas invenções tecnológicas no início do século XX (como a bicicleta, o automóvel, o avião, os transatlânticos e o telégrafo) causaram sobre os modos de viver e sobre a produção artística da época, Bergman concentra sua atenção em aspectos que cercam o surgimento do cinema, abordando as características da linguagem cinematográfica e os efeitos dessa então nova arte sobre a percepção do espaço e do tempo.

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Biografia do Autor

  • Júlio Bernardo Machinski, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
    Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorando em Teoria e História Literaria no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp.

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Publicado

2016-01-29

Edição

Seção

Tradução e Edição