Paralelismos à parte

Termos de comparação entre Roberto Schwarz e Ismail Xavier

Autores

  • Rogério Cordeiro Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.21.1.24-41

Palavras-chave:

Forma literária, Forma social, Crítica dialética

Resumo

Este artigo propõe uma interpretação das obras capitais de Roberto Schwarz, Ao vencedor as batatas e Um mestre na periferia do capitalismo, comparando com Sertão Mar e Alegorias do subdesenvolvimento, de Ismail Xavier. A ideia central se volta para a abordagem materialista dos dispositivos estéticos. Trata-se de uma via de compreensão bastante relevante, que insere a literatura nos debates sobre os rumos do mundo e permite que se entenda o processo histórico por dentro. A comparação entre teorias críticas voltadas para artes diferentes (literatura e cinema) favorece a reflexão sobre a dialética como metodologia de análise.

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Biografia do Autor

  • Rogério Cordeiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1992), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Letras e História, com ênfase em Literatura e Cultura brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: Crítica Literária, Literatura Brasileira, História do Brasil, Cultura Brasileira, Euclides da Cunha, Machado de Assis

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Publicado

2015-09-13