As paixões espúrias
subversão e negatividade em "A luta corporal", de Ferreira Gullar
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.20.2.14-30Palavras-chave:
Ferreira Gullar, A luta corporal, Solidão, Negatividade, ViolênciaResumo
A luta corporal, de Ferreira Gullar, surpreende pela forma como o poeta rompe com o universo fechado do poema de forma fixa e promove, ao fim, uma radical desarticulação da linguagem. Neste ensaio, analisamos os modos como, em alguns poemas desse livro, a relação com o outro é estabelecida, visto que, como o próprio poeta indica, essa desarticulação da linguagem exprime, antes, desarticulação entre os homens. Num primeiro momento, temos o poeta imerso em um espaço fechado, de penumbra e solidão, mas tentando de algum modo chegar ao outro. Quando esse isolamento é superado, surge a expressão de uma forte desconexão entre a sua subjetividade e o que é imposto pela sociedade. As armas da revolta e do desejo são, então, empunhadas e muitos embates são travados, numa luta corpo a corpo com a linguagem, exprimindo, no plano ideológico, a luta com os aparelhos de controle da sociedade.
Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond. José. In: Nova reunião: 23 livros de poesia, vol. 01. 3. ed. Rio de Janeiro: BestBolso, 2010
BAUDELAIRE, Charles. Pequenos poemas em prosa. Tradução de Gilson Mauritu Santos. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Tradução de José Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Brasiliense, 1989.
BERARDINELLI, Alfonso. Da poesia à prosa. Tradução Maurício Santana Dias. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
BRETON, André. Manifestos do Surrealismo. Tradução de Luiz Forbes. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
DOMINGUES, Thereza da C. A.. Ferreira Gullar e a palavra poética. Revista Verbo de Minas. Juiz de Fora, v. 6. N. 11/12, p. 151-182, 2007.
DUROZÓI, Gérard; LECHERBONNIER, Bernard. O Surrealismo. Coimbra: Almedina, 1972.
FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. In: Edição brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Tradução de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1974. Vol. 21.
GULLAR, Ferreira. A trégua (entrevista). In: Cadernos de literatura brasileira. Nº 6. São Paulo: Instituto Moreira Salles, setembro de 1998.
GULLAR, Ferreira. A luta corporal. In. GULLAR, Ferreira. Toda poesia (1950-1999). 12. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2004.
HAMBURGER, Michael. A verdade da poesia: tensões na poesia modernista desde Baudelaire. Trad. de Alípio Correia de Franca Neto. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
LAFETÁ, João Luiz. Traduzir-se: ensaio sobre a poesia de Ferreira Gullar. In. LAFETÁ, João Luiz e PRADO, Antonio Arnoni (Orgs.). A dimensão da noite e outros ensaios. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2004.
MERQUIOR, José Guilherme. Razão do poema: ensaios de crítica e de estética. 2. ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 1996.
PAGLIA, Camille. Personas sexuais: Arte e decadência de Nefertite a Emily Dickinson. Tradução de Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
PAZ, Octavio. Obras completas I. La casa de la presencia: poesía e historia. 2. ed. Barcelona: Galaxia Gutenberg; Círculo de lectores, 1999.
RANCIÈRE, Jacques. Políticas da escrita. Tradução de Raquel Ramalhete. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
SECCHIN, Antonio Carlos. A luta corporal. In: SECCHIN, Antonio Carlos. Poesia e desordem: escritos sobre poesia e alguma prosa. Rio de Janeiro: Topbooks, 1996.
TURCHI, Maria Zaira. Ferreira Gullar: a busca da poesia. Rio de Janeiro: Ed. Presença, 1985.
VILLAÇA, Alcides. Gullar: a luz e seus avessos. In: Cadernos de literatura brasileira. Nº 6. São Paulo: Instituto Moreira Salles, setembro de 1998.



