A teoria crítica da vida em Guy Gebord

Autores

  • Pablo Gobira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.18.3.88-95

Palavras-chave:

Guy Debord, teoria crítica, espetáculo, crítica biográfica

Resumo

Este ensaio procura resgatar a importância em se estudar o teórico Guy Debord, revelando alguns dos diversos temas que sua obra aborda. A presente proposta mostra sucintamente como o autor surge no contexto atual, à medida que se vale de todas as armas ao seu alcance em sua guerra contra o capitalismo e a sua forma atual: o espetáculo. A própria vida do autor é mobilizada como uma forma de elaborar sua estratégia antiespetacular. Por fim, o artigo revelará como a teoria crítica de Debord, como uma teoria crítica da vida, pode ser considerada contemporânea.

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Biografia do Autor

  • Pablo Gobira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Doutor em Literatura Comparada, atua em área híbrida situada entre as Artes, as Ciências Humanas e Sociais e Letras sempre no interstício entre Arte e Cultura ou Arte, Cultura e Tecnologia. Coorganizador dos livros "Jogos e sociedade" (2012) e "Lado B" (2011) atua como professor há vários anos, além de participar de grupos ativos na cultura desde a década de 1990. Pesquisador do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade e do Grupo 1maginári0: poéticas computacionais. Já participou de inúmeras pesquisas acadêmicas em: tecnologia (Comunicação e no campo dos Game Studies); estudos organizacionais (na área de Administração); e em estudos da cultura (nas áreas de Letras e Comunicação). Também tem experiência em extensão universitária, tendo criado um Laboratório de Tecnologias Audiovisuais na FACE/UFMG e atuar em outros laboratórios tecnológicos na UFMG (da Comunicação e da Belas Artes), atuação essa que se deu tanto como pesquisador quanto como coordenador de produção (eventos e produtos). É consultor e captador de recursos nas áreas de ciências, artes e cultura.

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Publicado

2012-12-31

Edição

Seção

Em Tese