A polifonia bakhtiniana no monólogo interior de Quentin Compson em O som e a fúria, de Faulkner
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.18.3.31-44Palavras-chave:
Faulkner, Bakhtin, polifonia, dialogismoResumo
Este trabalho tem como proposta analisar o monólogo interior da personagem Quentin Compson presente no romance O som e a fúria, de Faulkner. Tendo como subsídio teórico os conceitos de polifonia e dialogismo, discutidos por Bakhtin no livro Problemas da poética de Dostoiévski, optamos por dividir este estudo em duas partes: em um primeiro momento, apresentamos e discutimos esses conceitos; a segunda parte tratará da possibilidade de aplicação desse sistema no monólogo de Quentin Compson.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
BEZERRA, Paulo. A polifonia. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin. Conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Os irmãos Karamázovi. Trad. Natália Nunes. Rio de Janeiro: Ediouro, [s.d.].
FAULKNER, William. O som e a fúria. Trad. Paulo Britto. São Paulo: Cosac & Naif, 2003.
MORRISON, Gail. The composition of the sound and the fury. In: BLOOM, Harold (Ed.). William Faulkner’s The sound and the fury. New York: Infobase publishing, 2008.
TOLSTÓI, Lev. God sees the truth, but waits. In: TOLSTÓI, Lev. Twen-ty-three tales. Trans. Aylmer Maude. New Orleans: DotLit Press, 2000.



