A CAIXA, OS CUBOS E A AURA DO OBJETO ARTÍSTICO
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.18.2.309-323Palavras-chave:
Duchamp, imagem, memóriaResumo
Considerando o pensamento de Didi-Huberman, elabora-se um “grupamento/percurso” de obras de Artes Visuais, elencadas sob a menção à forma quadrangular e/ou cúbica. Destaca-se a herança de Marcel Duchamp para a estrutura da arte pós-moderna e contemporânea, o que é possível identificar pelas frequentes obras que abordam poéticas da memória.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W. Minima moralia. Trad. Luiz E. Bicca. São Paulo: Ática, 1992.
ARCHER, M. Arte contemporânea: uma história concisa. Trad. Alexandre Krug e Valter Lellis Siqueira. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1996. p. 165-196.
DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1998.
KRAUSS, R. Formas de Ready-made: Duchamp e Brancusi. In: KRAUSS, R. Caminhos da escultura moderna. Trad. Julio Fischer. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
MATOS. O. C. F. Ética e comunicação: o problema do visível. Inter-Ação: Revista da Faculdade de educação da UFG, v. 28, n. 1, p. 51-56, jan./jun. 2003.
OSÓRIO, L. C. Duchamp – a crise da arte. Disponível em: <http://www.niteroiartes.com.br/cursos/laeca/modulos2.html>. Acesso em: 18 out. 2008.
PAZ, O. Marcel Duchamp ou o Castelo da Pureza. Trad. Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Perspectiva, 2002.
PERERA RODRÍGUEZ, M. P. Warhol. Trad. Mathias de Abreu Lima Filho. São Paulo: Girassol, 2002.
RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. Trad. Mônica Costa Netto. São Paulo: Ed. 34. 2005.
SILVEIRA, P. A página violada. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2001.
SELIGMANN-SILVA, M. A escritura da memória: mostrar palavras e narrar imagens. Terceira Margem - Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura UFRJ, v. 7, p. 91-107, 2002.
STANGE, R. Rachel Whiteread. In: GROSENICK, Uta (Org.). Mulheres artistas nos séculos XX e XXI. Trad. Carlos Sousa de Almeida. Köln: Taschen, 2003. p. 182-185.



