A CAIXA, OS CUBOS E A AURA DO OBJETO ARTÍSTICO

Autores

  • Milena Guerson Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.18.2.309-323

Palavras-chave:

Duchamp, imagem, memória

Resumo

Considerando o pensamento de Didi-Huberman, elabora-se um “grupamento/percurso” de obras de Artes Visuais, elencadas sob a menção à forma quadrangular e/ou cúbica. Destaca-se a herança de Marcel Duchamp para a estrutura da arte pós-moderna e contemporânea, o que é possível identificar pelas frequentes obras que abordam poéticas da memória.

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Biografia do Autor

  • Milena Guerson, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Bacharel em Língua e Literaturas em Português (FALE/UFMG, 2008), Mestre em Estudos Literários: Teoria da Literatura (FALE/UFMG, 2011), Doutorando em Estudos Literários: Literatura Comparada (FALE/UFMG, 2012). Atua nas áreas de Literatura Brasileira, Literatura Comparada e Teoria da Literatura. O foco de suas investigações incide nas linhas de pesquisa Literatura, História e Memória Cultural e Poéticas da Modernidade. Tem interesse nos seguintes autores e temas: Murilo Rubião, Michel Foucault, Pierre Bourdieu, arquivos literários, campo literário, conceitos de crítica (biográfica, genética, literária), escrita de si, epistolografia, espaço, governamentalidade, imaginário, república das letras, sociabilidades intelectuais, tempo.

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Publicado

2012-08-31