POÉTICAS E POÉTICAS
DA MEMÓRIA INVOLUNTÁRIA À ESCUTAREDUZIDA
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.18.2.215-226Palavras-chave:
Proust, Schaeffer, poética, memória, escutaResumo
A perversão do hábito abre precedentes para que a memória e a escuta se tornem criativas. Um estudo das características da memória involuntária em Proust delineia um processo criativo, por isso, poético. A escuta reduzida de Pierre Schaeffer é entendida como poética em analogia à memória involuntária.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: ADORNO, Theodor W. Notas de Literatura I. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: Ed. 34, 2003. p. 55-63.
BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.
BECKETT, Samuel. Proust. Trad. Arthur Nestrovski. São Paulo: Cosac e Naify, 2003.
BENJAMIN, Walter. A imagem de Proust. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 36-49.
BRUNET, Sophie. Pierre Schaeffer par Sophie Brunet suivi de Réflexions de Pierre Schaeffer. Paris: Richard-Masse, 1969.
CHION, Michel. Guide des objets sonores: Pierre Schaeffer et la recherche musicale. Paris: INA-GRM e Buchet/Chastel, 1983.
DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Trad. Antonio Carlos Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Trad. Irene Ferreira, Bernardo Leitão e Suzana Ferreira Borges. Campinas: Ed. Unicamp, 2003.
PROUST, Marcel. No caminho de Swann. Trad. Mário Quintana. Porto Alegre e Rio de Janeiro: Globo, 1948.
RICŒUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François et al. Campinas: Unicamp, 2007.
SCHAEFFER, Pierre. Traité des objets musicaux: essai interdisciplines. Paris: Seuil, 1966.



