JUDEIDADE(S) E IDIOMA

NARRATIVAS DA APORIA EM JACQUES DERRIDA

Autores

  • Maria Angélica Deângeli Unesp/SJRP

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.14..88-99

Palavras-chave:

Jacques Derrida, judeidade(s), idioma, aporia

Resumo

Se, por um lado, é possível, por meio de um trabalho de rastreamento de traços ou de mapeamento de rastros, ler as marcas de uma “judeidade em suspenso” e de um idioma sempre “por vir” em Jacques Derrida, por outro, essa pretensa visibilidade só pode transparecer na oscilação e na “indecidibilidade” da escritura do próprio Derrida. Escritura marcada, então, pela herança inapagável da tripla dissociação histórico-cultural de um “judeu-franco-magrebino” que pertence sem pertencer à sua própria herança, e que  o leva a dizer, sem estar certo de poder dizê-lo, que a língua francesa é sua única pátria.1 Na dúvida permanente entre os vários “entre” que constituem as “entre-narrativas” de Jacques Derrida, situamos os questionamentos deste artigo, a saber: como articular, na aporia desde sempre anunciada, as judeidades de Jacques Derrida no corpus passional e intraduzível de um idioma em língua francesa e de língua francesa? Como ler as entrelinhas dessa judeidade que se entregou (sem se render) ao mutismo? Como descobrir no silêncio dessa língua os segredos de seu idioma? Desta forma, a partir das leituras de  Le monolinguisme de l’autre (1996) e de “Abraham, l’Autre” (2003), pretendemos esboçar os contornos de uma reflexão cujo traço principal é o devir de sua própria interrogação.

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Biografia do Autor

  • Maria Angélica Deângeli, Unesp/SJRP
    Doutoranda

Referências

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Publicado

2009-08-30

Edição

Seção

Em Tese