Machado de Assis, o Crítico da Imprensa
o jornal entre palmas e piparotes
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.10..139-145Palavras-chave:
Machado de Assis, Crônica, Jornal, Crítico da imprensaResumo
Esta dissertação tem como objetivo analisar as crônicas de Machado de Assis publicadas em jornais na segunda metade do século XIX, a fim de destacar a atuação do jornalista/cronista como admirador da imprensa e crítico do jornal. As ocasiões em que o nosso escritor aplaude a imprensa equivalem aos momentos de “palmas”. Os “piparotes”, por sua vez, representam a reprovação de Machado de Assis frente aos deslizes de caráter ético e editorial, cometidos pelos jornais.Downloads
Referências
ALBA, Geraldo Albarrán de. Prefácio. In: MENDES, Jairo Faria. O ombudsman e o leitor. Belo Horizonte: O Lutador, 2002.
CARDOSO, Marília Rothier. Gazeta de bruxo. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa) — Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1990. 490 f.
DINES, Alberto. “Media criticism” — um espaço mal-dito. In: SILVA, Carlos Eduardo Lins da (Coord.). Comunicação, hegemonia e contra-informação. São Paulo: Cortez; Intercom, 1982.
DUARTE, Lélia Parreira. Ironia, humor e fingimento literário. In: Cadernos de pesquisa do Napq – FALE/UFMG, Belo Horizonte, n. 15, fev. 1994.
GALVÃO, Walnice Nogueira. No calor da hora: a guerra de Canudos nos jornais, 4. expedição. 2. ed. São Paulo: Ática, 1977.
GLEDSON, John. Machado de Assis: ficção e história. Tradução de Sônia Coutinho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
GRANJA, Lúcia. Machado de Assis, escritor em formação (à roda dos jornais). Campinas: Mercado das Letras; São Paulo: Fapesp, 2000.
GUIMARÃES, Hélio de Seixas. Os leitores de Machado de Assis: o romance machadiano e o público de literatura no século 19. São Paulo: Nankin Editorial; EDUSP, 2004.
ASSIS, Machado de. Crônica. In: COUTINHO, Afrânio (Org.). Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997, v. 3.
ASSIS, Machado de. Pai contra mãe. In: COUTINHO, Afrânio (Org.). Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997, v. 2.
MENDES, Jairo Faria. O ombudsman e o leitor. Belo Horizonte: O Lutador, 2002. MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: o espírito do tempo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1977.
PEREIRA, Wellington. Machado de Assis: discurso moderno em crônicas de Fin-de-Siècle; As idéias de época nas crônicas de Machado de Assis. In: Crônica: arte do útil e do fútil. João Pessoa: Idéia, 1994.
SCHWARZ, Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo. 4. ed. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2000a.
SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas: forma literária e processo social nos inícios do romance brasileiro. 5. ed. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2000b.
WERNECK, Maria Helena. O homem encadernado: as escritas das biografias de Machado de Assis. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) — Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ. 1994. 361 f.



