Aspectos do Conto Mínimo e da Cena Teatral em Fernando Bonassi

Autores

  • Letícia Mendes de Oliveira UFMG

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.10..104-109

Palavras-chave:

Fernando Bonassi, Conto mínimo, Literatura contemporânea

Resumo

Este ensaio examina o conceito de conto mínimo através da análise de três obras do escritor Fernando Bonassi: 100 histórias colhidas na rua,  100 coisas e  Passaporte. Através do cotejamento entre as linguagens literária e teatral, formulamos uma relação entre conto e cena.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução deAntônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

BONASSI, Fernando. 100 histórias colhidas na rua. São Paulo: Scritta, 1996.

BONASSI, Fernando. 100 coisas. São Paulo: Angra, 2000.

BONASSI, Fernando. Apocalipse 1,11 — o Processo Texto. In: NESTROVSKI, Arthur (Ed.). Teatro da Vertigem. Trilogia bíblica. São Paulo: Publifolha, 2002. p. 61-64.

BONASSI, Fernando. Passaporte (relatos de viagens). São Paulo: Cosac & Naify Ed., 2001.

BONASSI, Fernando. Subúrbio. São Paulo: Scritta, 1994.

BONASSI, Fernando. Um céu de estrelas. São Paulo: Siciliano, 1991.

BONASSI, Fernando. Violência e paixão. In: OLIVEIRA, Nelson de (Org.). Geração 90:manuscritos de computador. São Paulo: Boitempo Editorial, 2001. p. 41-51.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Tradução de Ricardo Corrêa Barbosa. 7.ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.

SÜSSEKIND, Flora. Escalas e ventríloquos. Folha de São Paulo, Caderno Mais, São Paulo, p. 4-11, 23 jul. 2000.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Edição

Seção

Em Tese