COR(P)ORALIDADE EM FERREIRA GULLAR E HÉLIO OITICICA
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.9..181-189Palavras-chave:
vanguarda, neoconcreto, corporalidade, poema visual, performanceResumo
Análise a obra A luta Corporal, de Ferreira Gullar, e deproduções o artista Hélio Oiticica, abordando, respectivamente,a estética experimental lingüística e formal, a transposiçãode figuras geométricas bidimensionais para a tridimensionalidade, a incorporação da expressividade corporal do espectadorà obra e ao espaço fictício proposto.Downloads
Referências
BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
CADERNOS DE LITERATURA BRASILEIRA. São Paulo: Instituto Moreira Salles, n. 6, set. 1998.
FAVARETTO, Celso. A invenção de Hélio Oiticica. São Paulo: EDUSP, 1992. (Coleção Texto e Arte: 6).
GULLAR, Ferreira. Toda poesia. São Paulo: Civilização Brasileira, 1980. (Edição para o Círculo do Livro).
GULLAR, Ferreira. A luta corporal. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.
FIGUEIREDO, Luciano; Pape, Lygia; Salomão, Waly (Org.).Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco,1986.
JUSTINO, Maria José. Seja marginal, seja héroi: modernidade e pós-modernidade em Hélio Oiticica. Curitiba, Ed. da UFPR, 1998.
OITICICA, Hélio. Cor, imagem, poética. Rio de Janeiro: Editora Centro de arte Hélio Oiticica, 2003.
PECCININI, Daisy Valle Machado (Coord.) O objeto na arte: Brasil anos 60. São Paulo: Editora Fundação Armando Álvares Penteado, 1978.
MENEZES, Philadelpho Poética e visualidade: uma trajetória da poesia brasileira contemporânea. Campinas, Editora da UNICAMP, 1991.
SALOMÃO, Waly. Hommage. In: BASBAUM, Ricardo (Org.).Arte Contemporânea Brasileira: texturas, dicções, ficções estratégias. Rio de Janeiro: Ed. Rios Ambiciosos,2001.
TASSINARI, Alberto. Nós e os Pós. In: BASBAUM, Ricardo(Org.). Arte Contemporânea Brasileira: texturas, dicções, ficções estratégias. Rio de Janeiro: Ed. Rios Ambiciosos, 2001.



