SABOR DE VENENO

A VANGUARDA PAULISTA NA CENA ARTÍSTICO-MUSICAL BRASILEIRA DOS ANOS 1980

Autores

  • Gilberto Xavier da Silva UFMG

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.9..125-133

Palavras-chave:

Vanguarda Paulista, vanguardas musicais, música brasileira nos anos 1980

Resumo

Este estudo objetiva avaliar em que sentido e por quaisprocedimentos Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção, Rumo,Premeditando o Breque (Premê) e Língua de Trapo, integrantesdo que se denominou Vanguarda Paulista, evidenciaram umapostura estética renovadora no cenário artístico-musicalbrasileiro, no início dos anos 1980. As produções da VanguardaPaulista configuraram-se como uma rede complexa de linguagens,tornando relevantes as relações entre os sentidos, meios ecódigos, pelo entrecruzamento dos diferentes sistemas designos que as compuseram.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gilberto Xavier da Silva, UFMG
    Doutor em Letras: Literatura e outros Sistemas Semióticos (Área de concentração: LiteraturaComparada), 2004.

Referências

CALADO, Carlos. Tropicália: a história de uma revolução musical. São Paulo: Editora 34, 1997.

CAMPOS, Augusto de. Balanço da bossa e outras bossas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1993.

CAMPOS, Augusto de. Música de invenção. São Paulo: Perspectiva, 1998.

CAMPOS, Haroldo. O seqüestro do Barroco na formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Mattos. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado, 1989.

CAMPOS, Haroldo. Metalinguagem e outras metas. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.

CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da civilização. 2. ed. Trad. Maurício Santana Dias e Javier Rapp. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.

COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Trad. Cleonice P. B. Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

DIAS, Marcia Tosta. Os donos da voz: indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. São Paulo: Editorial Boitempo, 2000.

ENZENSBERGER, Hans Magnus. As aporias da vanguarda. In: Tempo Brasileiro, n. 26-27: 92 [s.d.].

FAVARETTO, Celso. Tropicália: alegoria, alegria. 2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 1996.

MANN, William. A música no tempo. Trad. Gradiva Publicações. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

MENEZES, Flo. Apoteose de Schoenberg. 2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

NESTROVSKI, Arthur (Org.). Música popular brasileira hoje. São Paulo: Publifolha, 2002.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Texto, crítica, escritura. São Paulo: Ática, 1978.

SANTIAGO, Silviano. Vanguarda: um conceito possivelmentee um método. In: ÁVILA, Afonso (Org). O modernismo. São Paulo: Perspectiva, 1975.

SOUZA, Maria Eneida de. Traço crítico. Belo Horizonte: UFMG / Rio de Janeiro: UFRJ, 1993.

TATIT, Luiz. O cancionista: composições de canções no Brasil. São Paulo: Edusp, 1996.

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento. São Paulo: Brasiliense, 1993.

Downloads

Publicado

2005-12-31

Edição

Seção

Em Tese