Mal-branco, humanismo, civilização

tensões e perversões em Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago

Autores

  • Gislene Teixeira Coelho Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.26.3.58-78

Palavras-chave:

Cegueira branca, Descivilização, Desumanização

Resumo

Este artigo apoia suas discussões na representação da cegueira branca da obra Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, que visualiza nessa experiência radical a potência de esgarçar os conceitos de civilização e cividade. O romance põe à prova todos os limites que distinguem o homem do animal, da natureza e da barbárie, mostrando a tenuidade das fronteiras que os separam, dada a demonstração de ações e reações agressivas, primitivas e aterradoras. Além disso, tal experiência revela a falência dos principais discursos de poder, representados no romance pelo exército, pelo governo, pela cultura, pela religião e pela ciência, que, diante de situações radicais e inauditas, expõem suas dificuldades em responder às reais necessidades humanas. A obra exprime o lamento pela desumanização do homem e das práticas humanas, bem como deixa o rastro de um chamado para que o humanismo seja colocado na agenda do dia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gislene Teixeira Coelho, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

    Doutora em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (Campus Juiz de Fora - MG).

Referências

ANDRADE, C. D. Antologia poética. Rio de Janeiro: Record, 1999.

FREUD, S. O mal-estar na civilização. Trad. José Octávio de Aguiar Abreu. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

DERRIDA, J. O animal que logo sou. Trad. Fábio Landa. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

HEIDEGGER, M. Sobre o humanismo. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1967.

SAID, E. Humanismo e crítica democrática. Trad. Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SARAMAGO, J. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras: 1995.

SARAMAGO, J. A jangada de pedra. Rio de Janeiro: Editora Record, s.d..

SARAMAGO, J. As palavras de Saramago: catálogo de reflexões pessoais, histórias e políticas. Fernando Gómez Aguilera (sel. e org.). São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

Downloads

Publicado

2021-06-22

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)