A importância e a utilidade da literatura para a vida
três perspectivas em diálogo
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.26.3.193-203Palavras-chave:
Valoração, Literatura, Jorge Volpi, Antonio Candido, Michèle PetitResumo
Este trabalho propõe um olhar relativo à valoração da literatura, especialmente seu caráter extrínseco, ou seja, sua importância para as pessoas e para o mundo. Assim, coloca-se em diálogo três autores que tratam dessa questão de maneiras distintas: o mexicano Jorge Volpi, o brasileiro Antonio Candido e a francesa Michele Petit. O primeiro desses autores busca na neurociência as possíveis explicações para que continuemos produzindo e consumindo literatura e é por essa abordagem que partiremos. Em seguida, observaremos também o que os três autores pensam a respeito de funções gerais e funções específicas do texto literário, tendo a ideia principal de que a literatura é humanizadora. Por fim, pensaremos à inter-relação estabelecida entre as obras, o sujeito e o mundo ao qual ele faz parte. Conseguiremos pensar, a partir dessas categorias, de que maneira a literatura opera transformações e o que faz com que ela seja importante e necessária.
Downloads
Referências
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários Escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011. (p. 171-193)
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Tradução de Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Tradução de Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
PETIT, Michèle. A arte de ler – Ou como resistir a adversidade. Tradução de Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: Editora 34, 2009.
VOLPI, Jorge. Leer la mente. El cerebro y el arte de la ficción. México: Alfaguara, 2011.



