Os leitores de Compagnon e Eco na leitura fantástica de Coraline, de Neil Gaiman

Autores

  • Diana Victória de Carvalho Farias Universidade do Estado do Amazonas
  • Luciane Viana Barros Páscoa Universidade do Estado do Amazonas - ESAT

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.29.1.174-188

Palavras-chave:

estética da recepção, Coraline, literatura fantástica, leitor, literatura infantojuvenil

Resumo

As investigações sobre a literatura perpassam alguns elementos principais para atingir os objetivos da crítica especializada. Tendo isso em vista, concentramos nossos esforços em verificar a figura do leitor ideal (ECO, 1994) na construção de Coraline (2002), de Neil Gaiman. Para tanto, utilizamos a pesquisa bibliográfica para unir os estudos de Compagnon e Eco quanto a construção desse elemento, bem como as investigações todorovianas sobre o fantástico e sobre as questões de estrutura e conteúdo. Com isso, analisamos a obra entendendo que o leitor é o principal aliado da narrativa fantástica que se coloca como um produto do gênero gótico no decorrer dos anos.

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Biografia do Autor

  • Diana Victória de Carvalho Farias, Universidade do Estado do Amazonas

    Licenciada em Letras pela Universidade do Estado do Amazonas. Mestre em Letras e Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Artes da UEA com pesquisa financiada pela FAPEAM.

  • Luciane Viana Barros Páscoa, Universidade do Estado do Amazonas - ESAT

    Luciane Viana Barros Páscoa é doutora em História Cultural pela Universidade do Porto (FLUP- UP, Portugal, 2006) e professora associada da Universidade do Estado do Amazonas, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Letras e Artes e ao departamento de Música. Atualmente desenvolve pesquisas em iconologia e iconografia musical, história da arte e intertextualidade. Em 2022, realizou estágio pós-doutoral no PPGMUS – Unicamp.

Referências

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Publicado

2024-03-06