A metaficção historiográfica como artifício literário em Reparação, de Ian McEwan
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.27.1.330-341Palavras-chave:
metaficção historiográfica, artifício literário, ReparaçãoResumo
Ao lançar mão da metaficção historiográfica como artifício literário, o escritor inglês Ian McEwan encontrou um meio de fazer com que sua obra máxima, o romance Reparação, fosse capaz de questionar o passado e provocar reflexões sobre as versões oficiais de determinados eventos históricos ao mesmo tempo em que legitima a narrativa por meio da interação entre a história e a ficção, garantindo que a realidade criada pela protagonista do romance ganhasse contornos convincentes, corroborando a tentativa de expiação por ela elaborada e envolvendo o leitor em um interessante jogo narrativo. A partir de tal perspectiva, o objetivo principal deste artigo é discutir, por meio da análise de episódios importantes de Reparação, o sentido da utilização da metaficção historiográfica na construção da verossimilhança na narrativa do romance, bem como investigar a maneira como o autor Ian McEwan recorre ao arquivo histórico ao amalgamar o discurso ficcional e o discurso histórico.
Referências
BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. Tradução de Antônio Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BERNARDO, Gustavo. O livro da metaficção. Rio de Janeiro: Tinta Negra Bazar Editorial, 2010.
BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BRITO, Francisca Marta Magalhães. Aspectos metaficcionais na poética de Rosa e Pessoa: o artifício das máscaras heteronímicas e anagramáticas. Letras de hoje, Porto Alegre, v.47, out.dez. 2012, p. 425-429. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/ article/viewFile/10619/8537> Acesso em: 5 fev. de 2017.
DYER, Geoff. Who’s afraid of influence? The Guardian, London, 22 set. 2001.
HUTCHEON, Linda. A poetics of postmodernism: history, theory, fiction. New York and London: Routledge, 2000.
HUTCHEON, Linda. Narcissistic narrative: the metafictional paradox. London: Routledge, 1980.
KEEN, Suzanne. Romances of the archive in contemporary British fiction. Toronto, Buffalo, London: University of Toronto Press, 2003.
LIMA, Luiz Costa. Pensando nos trópicos. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.
MACIEL, Maria Esther. Voo transverso: Poesia, Modernidade e fim do século XX. Rio de Janeiro: 7 Letras, 1999.
MALCOLM, David. Understanding Ian McEwan. South California: University of South Carolina Press, 2002.
McEWAN, Ian. Atonement. New York: Anchor Books, 2001.
McEWAN, Ian. Reparação. Tradução de Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
PECK, John and COYLE Martin. A brief history of English Literature. London: Palgrave, 2002.
ROBERTS, Ryan. (ed.). Conversations with Ian McEwan. Jakson: University Press of Mississippi, 2010.
SZYMBORSKA, Wislawa. Poemas. Seleção e tradução de Regina Przybycien. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução de Caio Meira. 3. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
WOOD, James. The trick of truth. New republic, v. 226, n. 11, p.28, mar. 2002.