Fernando de Azevedo classicista

Autores

  • Adriane da Silva Duarte Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.27.2.38-53

Palavras-chave:

Fernando de Azevedo, Petrônio, Cultura clássica

Resumo

Fernando de Azevedo (1894-1974) foi sociólogo, importante formulador e gestor de políticas educacionais, fundador e professor da Universidade de São Paulo. Embora sua contribuição para o campo da educação e do estudo da cultura nacional tenha sido bem avaliada, pouca atenção receberam os seus escritos sobre língua e literatura latina. Azevedo começou sua trajetória como professor de latim em Belo Horizonte e São Paulo e publicou ao menos quatro livros que refletem essa condição. Esse artigo busca apresentar e avaliar esse legado, focando, em especial, o ensaio “No tempo de Petrônio”, em No tempo de Petrônio. Ensaios sobre a Antiguidade Latina (1923), obra de maior repercussão nessa área de estudo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriane da Silva Duarte, Universidade de São Paulo (USP)

    Adriane da Silva Duarte é professora associada de Língua e Literatura Grega na Universidade de São Paulo e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (2019-2022).

Referências

ALVES, C. E. R. Fernando de Azevedo: Na batalha do Humanismo. Dissertação apresentada ao Curso de Pós Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista, UNESP – Campus de Marília, para a obtenção do título de Mestre em Educação, 2004, 32-36.

AZEVEDO, F. No tempo de Petrônio. Ensaios sobre a Antiguidade Latina. São Paulo: Livraria do Globo; Irmão Marrano Editores, 1923. (3ª ed. revista e ampliada, SP: Melhoramentos, 1962.)

AZEVEDO, F. Jardins de Salústio: à margem da vida e dos livros. São Paulo: Livraria do Globo; Irmão Marrano Editores, 1924.

BARRETO, P. Bibliographia, O Estado de São Paulo, 23/07/1927, p. 3.

Cunha, L. A. Educação e classes sociais no manifesto de 32: perguntas sem respostas. Revista da Faculdade de Educação, v. 20, 1-2, 132-150, 1994.

CANDIDO, A. Na Íntegra - Antonio Candido de Mello Souza - A importância de Fernando de Azevedo para educação Brasileira. Univesp, 2016 Disponível em https://www.youtube. com/watch?v=wbFkMJM9sOs. Consultado em 12/08/2021.

MOREIRA, M. L, P. Fernando de Azevedo. Revista da Faculdade de Educação, v. 20, 1-2, 73-80, 1994.

PENNA, M. L. Fernando de Azevedo. Recife: Fundação Joaquim / Editora Massagana / MEC: 2010.

PETRÔNIO. Satíricon. Tradução e posfácio Claúdio Aquati. São Paulo: CosacNaify, 2008.

RUSSEF, I. A inteligência brasileira na virada de 1920/30: encontros e desencontros entre artistas e educadores. Educar, n. 26, 251-267, 2005.

SILVA, J. C. S.; VIDAL, D. G.; ABDALA, R. D. Fernando de Azevedo em releituras. Sobre lutas travadas, investigações realizadas e documentos guardados. Jundiaí: Paco Editorial, 2020.

VIDAL, D. G.; FARIA FILHO, L. M. História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Revista Brasileira de História, v. 23, n. 45, 2003.

XAVIER, L. N. Retrato de corpo inteiro do Brasil: a cultura brasileira por Fernando de Azevedo. Revista da Faculdade de Educação, vol. 24, n.1, 1998.

Downloads

Publicado

2021-11-20