Histórias Vividas em Poesia
Autoetnografia e Ensino de Literatura
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.27.3.9-32Palavras-chave:
Autoetnografia, História de leitura, Poesia em língua inglesa, Letramento crítico, DecolonialidadeResumo
O presente ensaio discute a prática de ensino de literatura por meio da análise de uma proposta pedagógica de viés decolonial desenvolvida para uma disciplina de poesia em língua inglesa em uma universidade brasileira. Adota a abordagem autoetnográfica como perspectiva metodológica e como gênero para a construção textual, portanto, narra em primeira pessoa os dias iniciais de um evento pedagógico a fim de estabelecer o contexto e lastrear a discussão teórica. Aborda particularmente a questão da leitura literária e o desenvolvimento de estratégias para explorar os meandros da produção de sentidos em sua transmutação para o espaço da sala de aula. Propõe, por fim, uma aproximação entre escrita criativa, autoetnografia e letramento crítico como estratégia para fazer confluir experiências de vida, processos interpretativos e engajamento pedagógico.
Downloads
Referências
ALEXANDER, Bryant K. Teaching autoethnography and autoethnographic pedagogy. In: JONES, S. H.; ADAMS, T. E.; ELLIS, C. Handbook of autoethnography. New York: Routledge, 2016, p. 538-556.
BAKHTIN. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 261-270.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
BLANCO, Mercedes. ¿Autobiografia o autoetnografia? Desacatos, n. 38, jan. - abr. 2012, p. 169-178.
BRADLEY, Sculley; BLODGETT, Harold W. (orgs.). Walt Whitman – Leaves of Grass: a norton critical edition. New York: W. W. Norton, 1973.
DENZIN, Norman K. Interpretive autoethnography. Los Angeles: Sage, 2014.
ELLIS, Carolyn. The ethnographic I: a methodological novel about autoethnography. Walnut Creek, CA: Altamira, 2004.
ELLIS; ADAMS, Tony E.; BOCHNER, Arthur P. Autoethnography: an overview. Forum: Qualitative Social Research, n. 1, vol. 12, jan. 2011. Disponível em < http://www.qualitative-research.net/index.php/fqs/article/view/1589/3095> Acesso em 16/02/2020.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FROMM, Erich. Creators and destroyers. The Saturday Review, n. 4, janeiro, 1964, p. 22-25.
JONES, G. A dreaming, a sauntering: re-imagining critical paradigms, Jasal, n. 5, 2006, p. 11-24.
MENEZES DE SOUZA, Lynn Mario. T. Para uma redefinição do letramento crítico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, R. F.; ARAUJO, V. A. Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2011, p. 129-140.
MIGNOLO, Walter D. What does it mean to decolonize? In: MIGNOLO, W. D.; WALSH, C. E. On decoloniality: concepts, analytics, praxis. London: Duke U.P., 2018, p. 105-134.
MONTE MÓR, Walkyria. Learning by design: reconstructing knowledge processes in teaching and learning practices. In: COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (orgs.). A pedagogy of multiliteracies: learning by design. London: Palgrave Macmillan, 2015, p. 186-209.
OLINTO, Heidrun Krieger. Limites criativos nos estudos de literatura. In: OLINTO, H. K.; SCHOLLHAMMER, K. E. Literatura e criatividade. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012, p. 49-62.
PAZ, Octavio. Poetry and modernity. Trad. Eliot Weinberger. Salt Lake City, Utah: Tanner Humanities Center, 1989 (The Tanner Lectures on Human Values). Disponível em < http://tannerlectures.utah.edu/_documents/a-to-z/p/Paz98.pdf> Acesso em 08/06/2016.
SCHOLES, Robert. Canonicity and textuality. In: GIBALDI, Joseph (org.). Introduction to scholarship in modern languages and literatures. 2. ed. New York: MLAA, 1992, p. 138-158.
SILVA, Roberto B. Interpretações: autobiografia de uma pesquisa sobre letramento literário em língua inglesa. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
SOUSA SANTOS, Boaventura de. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. A critique of postcolonial reason: toward a history of the vanishing present. Cambridge: Harvard University Press, 1999.
TRACHTENBERG, Alan. Walt Whitman: precipitant of the modern. In: GREENSPAN, Ezra (org.). The Cambridge companion to Walt Whitman. Cambridge, U.K.: Cambridge U.P., 1996, p. 194-207.
YOUNG, Kevin. Dear darkness. New York: Alfred A Knopf, 2008.



