Histórias Vividas em Poesia

Autoetnografia e Ensino de Literatura

Autores

  • Roberto Bezerra Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.27.3.9-32

Palavras-chave:

Autoetnografia, História de leitura, Poesia em língua inglesa, Letramento crítico, Decolonialidade

Resumo

O presente ensaio discute a prática de ensino de literatura por meio da análise de uma proposta pedagógica de viés decolonial desenvolvida para uma disciplina de poesia em língua inglesa em uma universidade brasileira. Adota a abordagem autoetnográfica como perspectiva metodológica e como gênero para a construção textual, portanto, narra em primeira pessoa os dias iniciais de um evento pedagógico a fim de estabelecer o contexto e lastrear a discussão teórica. Aborda particularmente a questão da leitura literária e o desenvolvimento de estratégias para explorar os meandros da produção de sentidos em sua transmutação para o espaço da sala de aula. Propõe, por fim, uma aproximação entre escrita criativa, autoetnografia e letramento crítico como estratégia para fazer confluir experiências de vida, processos interpretativos e engajamento pedagógico.

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Biografia do Autor

  • Roberto Bezerra, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Professor de literaturas de língua inglesa do Departamento de Letras Anglo-Germânicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2021-12-21

Edição

Seção

Ensino de Literatura