Poesia e artes visuais

a écfrase em poemas de Carlos Drummond de Andrade sobre quadros de Enrico Bianco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.357-372

Palavras-chave:

Poesia, Artes, Écfrase, Drummond, Bianco

Resumo

Este trabalho aborda a relação entre artes visuais e poesia. Para isso, a partir da semiótica, apresenta o conceito da écfrase, sua história e investiga aplicações dessa definição. O objeto de análise foram dois poemas ecfrásticos de Carlos Drummond de Andrade, publicados nos livros As impurezas do branco (1973) e A paixão medida (1980), escritos a partir de obras do pintor Enrico Bianco. A análise demonstrou que a representação verbal das obras artísticas pelo poeta alinha-se ao conceito de écfrase moderno no sentido em que extrapola o aspecto meramente descritivo e apresenta a “impressão visual” que a obra causa no eu lírico. A partir deste estudo, concluímos que a écfrase é um recurso literário moderno e uma interessante ferramenta de leitura do mundo.

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Biografia do Autor

  • Cristina Gonçalves Ferreira de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2022-07-29

Edição

Seção

Teoria, Crítica Literária, outras Artes e Mídias