v. 28 n. 1 (2022): LITERATURA E SILÊNCIO: INVESTIGAÇÕES NO ENTORNO DO NÃO DITO

Capa Priscila Justina.

Este dossiê é um convite a pensar o silêncio como um elemento que cerca e constitui as linguagens e, consequentemente, as obras literárias. Na literatura, o silêncio pode ganhar e gerar várias figuras e desfigurações. Ele é o infinito, que se situa nas inacabáveis possibilidades do não dito, mas é também o silêncio aquilo que reside nos espaços entre as palavras, na separação dos versos e estrofes de um poema e dos parágrafos e capítulos de um texto em prosa. Tal como as pausas fazem parte da música, o silêncio é uma matéria constituinte da literatura, pois ele possibilita que se produzam relações entre as palavras. Na poesia visual, o silêncio se instala, por exemplo, nos significativos espaços em branco que se proliferam ao longo do poema-partitura “Um lance de dados jamais abolirá o acaso”, de Mallarmé, assim como na poesia concreta dos irmãos Campos, na ilegibilidade críptica dos texto-imagens de Ana Hatherly e em tantos outras obras.

A literatura, ainda que seja escrita com o silêncio, é muitas vezes o meio no qual se investigam e se produzem estratégias para driblar o silenciamento estrutural promovido pelas guerras, ditaduras e políticas genocidas. A literatura de testemunho, consciente do silêncio que a permeia, se põe diante do que não se pode narrar, lançando o olhar sobre o apagamento sistemático que constitui nossos repertórios. O silêncio então pode ser pensado como elemento no qual articulam-se diversos significados, seja a partir dos aspectos formais que incorporam as obras literárias, das questões sociais e políticas inscritas sob regimes de silenciamento, do apagamento presente na escrita da memória, das poéticas que se desenvolvem na contracorrente dos discursos hegemônicos ou de outros diversos aspectos que levam a literatura a recriar continuamente os limites da linguagem.

Publicado: 2022-07-29

Apresentação

  • Literatura e silêncio investigações no entorno do não dito

    Alice Carvalho Diniz Leite, Camila Carvalho, Clarissa Xavier, Harion Custódio, João Pedro de Carvalho, Lorena do Rosário Silva, Tiago de Holanda Padilha Vieira
    7-13
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.7-13

Dossiê

  • Paulo Henriques Britto e a poesia como forma de (não) dizer e de dizer o não

    Carolina Anglada, Daniel Hydalgo Erbert
    14-32
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.14-32
  • Escrever é gritar sem ruído os silêncios na escrita de Marguerite Duras

    Isabela Bosi
    33-49
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.33-49
  • Reflexões sobre o gesto o silêncio como uma sugestão textual

    Deborah Walter de Moura Castro
    50-66
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.50-66
  • A voz calada das filósofas o silenciamento epistêmico diante das obras literárias de Teresa D’Ávila e Juana Inés de la Cruz

    Isabelle Merlini Chiaparin
    67-84
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.67-84
  • Slam, performance e rompimento de silêncios

    Daniel Conte, Lovani Volmer, Suzana da Silva Souza
    85-108
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.85-108
  • Fotografias da ruína a condição do sujeito poeta e da poesia articulada em “Diving into the Wreck” de Adrienne Rich

    Amanda Carraro Moraes Roly
    109-123
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.109-123
  • Preciosa morada de silêncio a literatura, Blanchot e Barthes

    Derick Davidson Santos Teixeira
    124-136
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.124-136
  • Palavras, silêncios e vazios em Na América, disse Jonathan, de Gonçalo M. Tavares fronteiras

    Ibrahim Alisson Yamakawa, Luzia Aparecida Berloffa Tofalini
    137-153
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.137-153

Ensino de Literatura

  • Literature to warm hearts leitura literária em tempos de ensino online de Inglês como língua estrangeira

    Leonardo Dias Cruz
    154-172
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.154-172

Teoria, Crítica Literária, outras Artes e Mídias

  • Estar no mundo, estar fora do mundo nostalgia e alteridade em Doce cuentos peregrinos, de Gabriel García Márquez

    Leonardo Brandão de Oliveira Amaral
    173-194
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.173-194
  • Pablo Neruda viene volando teatro e anarquismo

    Larissa Gouveia Duarte
    195-214
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.195-214
  • Lutas, discursos e corpos a poesia de slam como arte performática e prática feminista decolonial

    Jéssica Antunes Ferrara
    216-235
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.216-235
  • Penélope já não espera a superação do mitema do engano em “Colheita”, de Nélida Piñon

    Mariana Marise Fernandes Leite
    236-252
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.236-252
  • Diálogos entre a história e a ficção a representação da violência no conto “Ninguém matou Suhura”, de Lília Momplé

    Viviane Carvalho Lopes
    253-269
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.253-269
  • O Ateneu, de Raul Pompeia, e sua recepção por Araripe Júnior no periódico Novidades crítica e bibliografia

    Dirceu Magri, Gabriel Akio Yokota
    270-291
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.270-291
  • A impossibilidade da romantização do poder as diferenças entre Clube da Luta e Clube da Luta 2

    Thiago Martins Prado, Diane Nascimento de Oliveira
    292-305
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.292-305
  • A morte das casas na obra de Cecília Meireles

    Paola Resende
    306-325
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.306-325
  • Language as Resistance A Postcolonial Approach to the Use of Nation Language as Cultural Translation in Grace Nichols' Poems

    Leticia Romariz
    326-340
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.326-340
  • Memória e escrita em Um beijo dado mais tarde, de Maria Gabriela Llansol e O inventário das coisas ausentes, de Carola Saavedra

    Francisca Liciany Rodrigues de Sousa
    341-356
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.341-356
  • Poesia e artes visuais a écfrase em poemas de Carlos Drummond de Andrade sobre quadros de Enrico Bianco

    Cristina Gonçalves Ferreira de Souza
    357-372
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.357-372
  • De Proust a Balzac a transexualidade do discurso Charlus

    Francisco Renato de Souza
    373-394
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.373-394
  • Marcela a voz da personagem feminina como contradiscurso hegemônico em Dom Quixote sob uma leitura bakhtiniana

    Paulo Valente
    395-413
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.395-413

Resenhas

Tradução e Edição

  • Semiologia e Retórica

    Paul de Man; Henrique Carvalho Pereira
    421-439
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.421-439
  • Editoras independentes e precarização no mercado editorial

    Marcos Roberto do Nascimento
    440-465
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.440-465

Entrevistas

  • Entrevista com Leonardo Fróes

    Leonardo Fróes, Clarissa Xavier
    466-469
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.466-469

Poéticas

  • Poemas

    Isabela Benassi
    471-473
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.471-473
  • Poemas

    Pedro Köberle
    474-478
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.474-478
  • Narrativa visual da vegetação à noitidão

    Mariana Laterza
    479-493
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.479-493
  • Se ao menos as estrelas fossem pequenas...

    Zé Mariano
    494-499
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.494-499
  • Uma coisa de vó e neta quatro poemas de A libertação de laura

    Helena Capriglione Zelic
    500-507
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.500-507