A quem se endereça este ensaio?

Helder Macedo e a herança do erotismo

Autores

  • Mariana de Mendonça Braga UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.29.2.13-31

Palavras-chave:

Helder Macedo, ensaio, carta de amor, escritura

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do ensaio “Três

faces de Eva”, originalmente publicado pelo autor português Helder Macedo, em língua inglesa, em 1998, e republicado em versão traduzida, entre outras vezes, na coletânea de ensaios Camões e outros contemporâneos, em 2017. Levando em consideração a hibridização de gêneros literários comum à obra do autor, acompanhamos em texto seu percurso de aprendizagem como leitor crítico da lírica medieval galego-portuguesa e propomos sua leitura pela via do erotismo. Procuramos, portanto, colher do enunciado do ensaio aquilo que se apresenta como uma enunciação diligente, como uma dedicação amorosa do ensaísta a seus sujeitos-objetos de estudo. Ou ainda, em referência a Eric Landowski, como um movimento de presentificação do outro – neste caso os poetas lidos por Helder Macedo – por meio de um diálogo em ausência. Em última instância, propomos que o ensaio pode ser lido como uma carta de amor a esses autores estudados, ou ainda como uma troca epistolar amorosa reencenada em texto pelo ensaísta.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariana de Mendonça Braga, UFRJ

    Doutora em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ) e pós-doutoranda em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Referências

AGAMBEN , Giorgio. A aventura. Tradução Cláudio Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

BARTHES, Roland. Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França, pronunciada no dia 7 de janeiro de 1977. Tradução Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2007.

BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BERARDINELLI , Alfonso. Il saggio. Forme e funzioni di un genere letterario. A cura di Giulia Cantarutti, Luisa Avellini e Silvia Albertazzi. Bologna: Il Mulino, 2011, p. 35-44.

CERDEIRA , Teresa. A tela da dama. Lisboa: Presença, 2013. COELHO, Eduardo Prado. “Se o leitor escreve, tu escreves”. In: Metamorfoses 2. Lisboa/Rio de Janeiro: Cosmos, Cátedra Jorge de Sena/Faculdade de Letras-UFRJ, 2001.

GRIMM , Jacob. Frau Âventiure klopf an Beneckes Thür. Berlim: Besser, 1842.

LANDOWSKI , Eric. Presenças do outro: ensaios de sociossemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2002.

MACEDO, Helder. Cesário Verde: o romântico e o feroz. Lisboa: & etc., 1988.

MACEDO, Helder. “A experiência das fronteiras”. In: CERDEIRA, Teresa Cristina (org.). A experiência das fronteiras. Niterói: EdUFF, 2002.

MACEDO, Helder. Poemas novos e velhos. Lisboa, Editorial Presença, 2011.

MACEDO, Helder. “Três faces de Eva”. In: Camões e outros contemporâneos. Lisboa: Editorial Presença, 2017.

Downloads

Publicado

2025-06-16

Edição

Seção

Dossiê