A quem se endereça este ensaio?
Helder Macedo e a herança do erotismo
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.29.2.13-31Palavras-chave:
Helder Macedo, ensaio, carta de amor, escrituraResumo
Este artigo apresenta uma análise do ensaio “Três
faces de Eva”, originalmente publicado pelo autor português Helder Macedo, em língua inglesa, em 1998, e republicado em versão traduzida, entre outras vezes, na coletânea de ensaios Camões e outros contemporâneos, em 2017. Levando em consideração a hibridização de gêneros literários comum à obra do autor, acompanhamos em texto seu percurso de aprendizagem como leitor crítico da lírica medieval galego-portuguesa e propomos sua leitura pela via do erotismo. Procuramos, portanto, colher do enunciado do ensaio aquilo que se apresenta como uma enunciação diligente, como uma dedicação amorosa do ensaísta a seus sujeitos-objetos de estudo. Ou ainda, em referência a Eric Landowski, como um movimento de presentificação do outro – neste caso os poetas lidos por Helder Macedo – por meio de um diálogo em ausência. Em última instância, propomos que o ensaio pode ser lido como uma carta de amor a esses autores estudados, ou ainda como uma troca epistolar amorosa reencenada em texto pelo ensaísta.
Downloads
Referências
AGAMBEN , Giorgio. A aventura. Tradução Cláudio Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
BARTHES, Roland. Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França, pronunciada no dia 7 de janeiro de 1977. Tradução Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2007.
BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BERARDINELLI , Alfonso. Il saggio. Forme e funzioni di un genere letterario. A cura di Giulia Cantarutti, Luisa Avellini e Silvia Albertazzi. Bologna: Il Mulino, 2011, p. 35-44.
CERDEIRA , Teresa. A tela da dama. Lisboa: Presença, 2013. COELHO, Eduardo Prado. “Se o leitor escreve, tu escreves”. In: Metamorfoses 2. Lisboa/Rio de Janeiro: Cosmos, Cátedra Jorge de Sena/Faculdade de Letras-UFRJ, 2001.
GRIMM , Jacob. Frau Âventiure klopf an Beneckes Thür. Berlim: Besser, 1842.
LANDOWSKI , Eric. Presenças do outro: ensaios de sociossemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2002.
MACEDO, Helder. Cesário Verde: o romântico e o feroz. Lisboa: & etc., 1988.
MACEDO, Helder. “A experiência das fronteiras”. In: CERDEIRA, Teresa Cristina (org.). A experiência das fronteiras. Niterói: EdUFF, 2002.
MACEDO, Helder. Poemas novos e velhos. Lisboa, Editorial Presença, 2011.
MACEDO, Helder. “Três faces de Eva”. In: Camões e outros contemporâneos. Lisboa: Editorial Presença, 2017.



