O “Homem” como vítima do mundo

Angústia, desamparo e solidariedade em Luís da Silva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.31.1.10-26

Palavras-chave:

Romance de 30, Literatura Brasileira do Século XX, Graciliano Ramos, Angústia, Modernismo

Resumo

Este trabalho propõe uma investigação em torno da personagem Luís da Silva, de Angústia, romance de Graciliano Ramos. Para tanto, parte-se, aqui, de uma abordagem interdisciplinar voltada à análise da relação ser-consciência, ancorada nos estudos de Marx, Engels e Volochinóv; à problematização da relação entre o meio social e a formação do consciente e do inconsciente de um sujeito, assentada em teorias propostas por autores como Vigotsky, Leontiev e Freud; à investigação da concepção freudiana a respeito do trauma; e ao estudo do afeto a partir das perspectivas de Freud e Spinoza. Compreende-se que a personagem, por um lado, sofre a impotência comumente experienciada pela sua classe social e, por outro, expressa solidariedade às demais personagens da classe trabalhadora. Dessa maneira, a trajetória de Luís, em sua dinâmica e complexidade, configura o que se compreende, neste trabalho, como dialética da infelicidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guilherme Moraes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

    Possui graduação em Ciência Política pelo Centro Universitário Internacional (2019) e Pós- graduação em Literatura, Artes e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Análise Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: Democracia, Economia e Políticas Públicas. Atualmente é aluno de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Suas áreas de interesse são: A representação de classes sociais a partir de personagens na literatura brasileira; a literatura como fonte para estudos sociológicos; a relação entre estética; filosofia da linguagem e estudos literários.

  • Carolina Barbosa Lima e Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

    Atualmente, atua como Professora Visitante da Universidade Federal de Alagoas e realiza um Estágio de Pós-doutoramento, com bolsa, no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na área de estudos literários. Desenvolveu, entre 2021 e 2023, sob a supervisão do Professor Dr. João Adolfo Hansen, um Estágio de Pós-Doutoramento, no Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo, investigando o conceito de "instalação literária" a partir do estudo do livro "Eles eram muitos cavalos", de Luiz Ruffato. É Doutora em Estudos Literários (UFMS), Mestre em Estudos de Linguagens (UFMS) e Licenciada em Letras (UFMS). Em sua dissertação, propôs um estudo sobre a poética de António Lobo Antunes e, em sua tese, dedicou-se à análise da poética de Luiz Ruffato. Trabalhou, em 2019 e em 2020, como Professora Temporária de Literatura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e, entre 2021 e 2023, desenvolveu a mesma função na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Participa, desde 2020, do Grupo de Estudos Literatura e Tempos Sombrios (CNPq) e integra, desde 2024, o Grupo de Trabalho Intermidialidade: Literatura, Artes e Mídias (ANPOLL).

Referências

AMADO, J. Resenha. In: RAMOS, G. Angústia. Rio de Janeiro: Editora Record, 2011. p. 252-253.

BÍBLIA. Eclesiastes. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/acf/ec/9. Acesso em: 8 abr. 2025.

BOSI, A. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2015.

BUENO, L. Uma história do romance de 30. Campinas: Editora UNICAMP, 2006.

CANDIDO, A. Ficção e confissão. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

CARVALHO, L. H. A ponta do novelo: uma interpretação de Angústia de Graciliano Ramos. São Paulo: Ática, 1983.

DAMELIO, T. Y. Afetos, conflitos e linguagem em Angústia, de Graciliano Ramos. 2023. 98 f. Dissertação (Mestrado em Letras) — Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023.

FILHO, A. Angústia. In: RAMOS, G. Angústia. Rio de Janeiro: Editora Record, 2011. p. 240-245.

GRAMSCI, A. Discorso agli anarchici (L’Ordine Nuovo, 3-10 aprile 1920). Disponível em: http://www.nuovopci.it/classic/gramsci/dianarc.htm. Acesso em: 7 abr. 2025.

GUTEMBERG, L. Luís da Silva somos nós. In: RAMOS, G. Angústia. Rio de Janeiro: Editora Record, 2011. p. 297-303.

IVO, L. Ninho de Cobras. Rio de Janeiro: Editora Record, 1980.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Centauro, 2004.

MARTINS, L. M. A dinâmica consciente/inconsciente à luz da psicologia histórico-cultural. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 2, p. 679-689, 2016. DOI: 10.21723/RIAEE.v11.n2.p.678. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8541. Acesso em: 4 fev. 2026.

MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. Tradução e introdução de Florestan Fernandes. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2008.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. Organização, tradução, prefácio e notas de Marcelo Backes. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2007.

MIRANDA, M. Angústia é um conforto. In: RAMOS, G. Angústia. Rio de Janeiro: Editora Record, 2011. p. 262-263.

PÓLVORA, H. O anti-herói trágico de Graciliano Ramos. In: RAMOS, G. Angústia. Rio de Janeiro: Editora Record, 2011. p. 284-289.

RAMOS, G. Angústia. Rio de Janeiro: Editora Record, 2011.

RAMOS, G. São Bernardo. Rio de Janeiro: Editora Record, 2005.

SAFATLE, V. O Circuito dos afetos: Corpos Políticos, Desamparo e o Fim do Indivíduo. São Paulo: Cosac Naify, 2018.

SANTOS, L. G.; LEÃO, I. B. O Inconsciente Sócio-histórico: Notas sobre uma Abordagem Dialética da Relação Consciente-Inconsciente. Psicologia & Sociedade, v. 24, n. 3, p. 638-647, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/WkRZMbTb3wVmypJ8kMS9Wfh/?lang=pt. Acesso em: 22 jan. 2026.

SELIGMANN-SILVA, M. A História como Trauma. In: NESTROVSKI, A.; SELIGMANN-SILVA, M. (org.). Catástrofe e representação: ensaios. São Paulo: Escuta, 2000.

SELIGMANN-SILVA, M. Literatura e trauma. Pro-Posições, Campinas, v. 13, n. 3, p. 103-118, 2002. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643943/11399. Acesso em: 22 jan. 2026.

VOLOCHINÓV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2018.

Downloads

Publicado

2026-07-08

Edição

Seção

Estudos Literários

Como Citar

MORAES, Guilherme; SANTOS, Carolina Barbosa Lima e. O “Homem” como vítima do mundo: Angústia, desamparo e solidariedade em Luís da Silva. Em Tese, Belo Horizonte, v. 31, n. 1, p. 10–26, 2026. DOI: 10.17851/1982-0739.31.1.10-26. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/emt/article/view/63086. Acesso em: 10 jul. 2026.