Guy Debord e Ronaldo Brito

o Zeitgeist dos anos 1970

Autores

  • Eduard Marquardt Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.3.264-288

Palavras-chave:

Guy Debord, Ronaldo Brito, espetáculo, arte, jornalismo

Resumo

Aproximação teórica detalhada entre as teses lançadas por Guy Debord em A sociedade do espetáculo e os textos críticos que Ronaldo Brito publicou no jornal carioca Opinião entre os anos de 1972 e 1977. Pesquisa bibliográfica.

Entre outros aspectos, discute-se a dicotomia estabelecida por Brito entre o esquema “artes e espetáculos” e o universitário como a “divisão das tarefas espetaculares” ou “crítica espetacular do espetáculo”. Brito chama a atenção para a ideologia da imprensa: postar-se fora do espaço cultural, como se esta neutralidade pretensa estivesse distante de qualquer implementação de valores, argumentação muito semelhante à que Debord levanta em relação aos limites da sociologia, na “não-conferência” “Perspectives for Counscious Alterations in Everyday Life”. Em suma, Brito percebe a inevitabilidade de o jornalismo cultural postar-se fora do processo de mediatização: de um ou de outro modo se está sempre no espaço do mercado, mesmo quando de uma posição underground. Debord, por sua vez, percebe a ideologia como a consciência deformada das realidades, sendo o espetáculo a ideologia por excelência, que estabelece a essência de todo sistema: o empobrecimento, a sujeição e a negação da vida real. Tal como um espectro, portanto, interessa perceber Debord como a sombra não citada, propriamente, na escrita de Ronaldo Brito. Um possível Zeitgeist dos anos 1970.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduard Marquardt, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Mestrado em Práticas Transculturais da Facvest (Lages) e da Graduação em Produção Multimídia do Cesusc (Florianópolis).

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Le Cinéma de Guy Debord. Image et mémoire. Col. Arts & Esthêtique. S/l: Hoebeke, 1998.

BENJAMIN, Walter. A imagem de Proust. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sergio Paulo Rouanet. 29. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986a.

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. Magia e técnica, arte e política: Obras escolhidas. Trad. Sergio Paulo Rouanet. 23. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986b.

BRITO, Ronaldo. O novo jogo de Cortázar. Opinião n. 2, 13 nov. 1972.

BRITO, Ronaldo. Agora, a arte. Opinião n. 177, 26 mar. 1976a.

BRITO, Ronaldo. A arquitetura e sua prática. Opinião n. 182, 30 abr. 1976b.

BRITO, Ronaldo Verdades convencionais. Opinião n. 184, 4 maio 1976c.

BRITO, Ronaldo A imagem da imprensa. Opinião n. 191, 2 jul. 1976d.

BRITO, Ronaldo. Entre os spots e as academias. Opinião n. 219, 14 jan. 1977.

BUCK-MORSS, Susan. Una lógica de la desintegración: el papel del sujeto. Origen de ia dialéctica negativa. México: Siglo XXI, 1981.

BUCK-MORSS, Susan. Estética e anestética: o “Ensaio sobre a obra de arte” de Walter Benjamin reconsiderado. Trad. Rafael Lopes Azize. Travessia. Ilha de Santa Catarina, EdUFSC, n. 33, ago.-dez/1996.

DANEY, Serge. Do Odéon a Bombaim. Folhetim n. 587. Folha de S. Paulo, 6 maio 1988.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo; Comentários sobre a sociedade do espetáculo. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DERRIDA, Jacques. A estrutura, o signo e o jogo no discurso das ciências humanas. A escritura e a diferença. Trad. Maria Beatriz Marques Nízza da Silva. 29. ed. São Paulo: Perspectiva, 1995.

DERRIDA, Jacques. Em nome da revolução, a dupla barricada. Espectros de Marx. Trad. Anamaría Skinner. Rio de Janeiro: ReIume-Dumará, 1994.

DOSSE, François. História do estruturalismo: 2. O canto do cisne, de 1967 a nossos dias. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Ensaio; Campinas: Editora da Unicamp, 1994.

FOSTER, Hal. Contra o pluralismo. Recodificação: arte, espetáculo, política cultural. Trad. Duda Machado. São Paulo: Casa Editorial Paulista, 1996.

FOUCAULT, Michel. O panoptismo. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Lígia M. Pondé Vassallo. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1989.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Walter Benjamin ou a história aberta. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sergio Paulo Rouanet. 29. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.

GONZÁLEZ DEL RÍO RAMS, Julio (ed.; trad.). La Creación abierta y sus enemigos: textos situacionistas sobre arte y urbanismo. Madrid: Ediciones de La Piqueta, 1977.

JAMESON, Fredric. Sartre e a história. Marxismo e forma: teorias dialéticas da literatura no século XX. Trad. Iumna Maria Simón et al. São Paulo: Hucitec, 1985.

JAPPE, Anselm. Guy Debord. Trad. lraci D. Poleti. Col. Zero à Esquerda. Petrópolis: Vozes, 1999.

JAY, Martin. Downcast eyes: The denigration of vision in Mentielh-century french thought. Berkeley; Los Angeles; London: University of Califomia Press, 1993.

JAY, Martin. En el imperio de la mirada: Foucault y la denigración de la visión en el pensamiento francês del siglo XX. In HOY, David Conzens (ed.). In: Foucault. Trad. A. Bonano. Buenos Aires: Nueva Vision, 1988.

LYOTARD, Jean-François. O campo: o saber nas sociedades informatizadas. O pós-moderno. Trad. Ricardo Corrêa Barbosa. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.

LYOTARD, Jean-François. Resposta à pergunta: o que é o pós-moderno? O pós-moderno explicado às crianças. Correspondência 1982-1985. Trad. Tereza Coelho. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1987.

SANTIAGO, Silviano. O narrador pós-moderno. Revista do Brasil n. 5, a. 2, 1985, p. 4-13.

SANTOS, Antonio Carlos. Um intelectual entre os spots e as academias: a crítica de Ronaldo Brito em Opinião 1972-1977. 1996. Dissertação (Mestre) – Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1996.

SARTRE, Jean-Paul. Liberdade e facticidade: a situação. O ser e o nada. Trad. Paulo Perdigão. Petrópolis: Vozes, 1997.

SILVA, Aguinaldo. A literatura vai mudar o mundo? Opinião n. 11, 15 jan. 1973, p. 22.

Downloads

Publicado

2018-08-29