O mercado editorial da curadoria literária
do Círculo do Livro ao modelo da TAG Experiências Literárias
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.2.158-173Palavras-chave:
Curadoria, Literatura, TAG Experiências Literárias, Livros, Mercado EditorialResumo
A curadoria, tradicionalmente, esteve atrelada à atuação museológica ou artística, tanto como forma de organização quanto de cargo profissional. O crescimento do Círculo do Livro, nos anos 1970, foi o marco do grande ciclo editorial brasileiro de uma incipiente curadoria literária. Em meados do século XXI, surgem clubes de livros que foram apropriados pelo mercado editorial criando os conhecidos clubes de assinatura de livros para leitores. Este estudo aborda a atuação no mercado editorial da TAG Experiências Literárias, um clube de assinatura de livros nos moldes de uma curadoria literária. Foi feita análise do clube e da empresa curadora. Assim, postula-se que o atual mercado editorial, ao apostar na retomada desse modelo de negócio visa superávits financeiros que nenhuma editora consolidada alcançaria em um lançamento de livro. As curadorias literárias são voltadas para um nicho de leitores que dão a elas garantias de vendas e público, assim como o êxito obtido pelo Círculo do Livro, no início do século XX. O resultado do atual sucesso das curadorias deve-se aos avanços das tecnologias e meios de comunicação de massa, dessa forma que a TAG expandiu seu nome e crescimento como empresa. O papel influenciador do curador fortalece o modelo de curadoria no mercado editorial. As curadorias fazem o papel de mediação literária entre a obra e o leitor, mas não criam espaços para debates literários com a participação do curador, mas estimulam fortemente a consolidação da ideia do clube de leitores ou clube do livro.
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Referências
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