Ficção científica encontra o pós-modernismo

Slipstream

Autores

  • Valéria Sabrina Pereira Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.245-262

Palavras-chave:

ficção científica, slipstream, pós-modernismo

Resumo

Em 1989, ao observar o crescente número de romances de autores aclamados pela crítica literária que apresentavam traços de ficção científica, o escritor de ficção científica Bruce Sterling levantou a hipótese de que um novo gênero estaria nascendo, o qual ele denominou de slipstream. Um quarto de século depois, o termo se disseminou entre os leitores de ficção científica, sem, todavia, conseguir encontrar uma definição clara de qual seria o seu objeto. Este artigo discute se é realmente necessário falar de um novo gênero, e aborda os problemas da teoria da ficção científica, que são parcialmente responsáveis pela impossibilidade de um diálogo junto aos teóricos das outras áreas da literatura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Valéria Sabrina Pereira, Universidade de São Paulo (USP)

    Pós-Doutoranda do Departamento de Letras Modernas na FFLCH, USP.

Referências

ALDISS, Brian W.; Wingrove, David. On the origin of species: Mary Shelley. In: GUNN, James; CANDELARIA, Matthew (ed.) Speculations on speculations: Theories of science fiction. Toronto, Oxford: The Scarecrow Press, 2005. p.163-203.

ATWOOD, Margaret. In other worlds: SF and the human imagination. New York: Virago, 2011.

BRODERICK, Damien. New wave and backwash: 1960-1980. In: JAMES, Edward; MENDLESOHN, Farah (ed.) The Cambridge companion to science fiction. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. p. 48-63.

CESERANI, Remo. O fantástico. Trad.: Nilton Cezar Tridapalli. Curitiba: Editora UFPR, 2006.

CONQUEST, Robert. Science fiction and literature. In: ROSE, Mark. Science fiction: A collection of critical essays. New Jersey: Prentice-Hall, 1976. p. 30-45.

FEINKL, Heinz Insu. Introduction. In: SHERMAN, Delia; GOSS, Theodora (ed.). Interfictions. Boston: Insterstitial Arts Foundation, 2006. p. i-viii.

FRIEDRICH, Hans Edwin. Science-Fiction. In: LAMPING, Dieter et al. Handbuch der literarischen Gattungen. Stuttgart: Alfred Kröner Verlag, 2009, p. 672-677.

GUNN, James. Foreword. In: JAMES, Edward; MENDLESOHN, Farah (ed.) The Cambridge companion to science fiction. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. p. IX-XI.

HUYSSEN, Andreas. After the great divide. Indianapolis: Indiana University Press, 1986.

JAMESON, Frederic. Archaeologies of the future: The desire called utopia and other science fictions. London, New York: Verso, 2005.

KELLY, James Patrik; KESSEL, John. Slipstream, the genre that isn’t. In: KELLY, James Patrik; KESSEL, John (ed.) Feeling very strange. San Francisco: Tachyon Publications, 2006. p. vii-xv.

KELLY, James Patrick. Slipstream. In: JAMES, Edward; MENDLESOHN, Farah (ed.) The Cambridge companion to science fiction. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. p. 343-351.

LEM, Stanislaw. The time-travel story and related matters of science fiction structuring. In: ROSE, Mark. Science fiction: A collection of critical essays. New Jersey: Prentice-Hall, 1976. p. 72-88.

LUCKHURST, Roger. The Many Deaths of Science Fiction: A Polemic. In: Science Fiction Studies, vol. 62, n. 21/1, 1994, s.p.

MENDLESOHN, Farah. Rhetorics of fantasy. Middletown, Connecticut: Wesleyan University Press, 2008.

MÜLLER, Eggo. Genre. In: Hügel, Hans-Otto. Handbuch Populäre Kultur. Stuttgart, Weimar: J.B. Metzler, 2003, p. 212-215.

RABKIN, Eric S. Defining science fiction. In: GUNN, James et al. Reading science fiction. Hampshire: Palgrave Macmillan, 2009. p. 15-23.

ROAS, David. A ameaça do fantástico. Trad.: Julián Fuks. São Paulo: Editora Unesp, 2014.

ROBERTS, Adam. Science fiction. New York, London: Routledge, 2000.

SAWYER, Andy. Kazuo Ishiguro’s Never let me go and “outsider science fiction”. In: GROES, Sebastian; LEWIS, Barry (ed.). Kazuo Ishiguro: New critical visions of the novels. Hampshire: Palgrave Macmillan, 2011. p. 236-246.

SHIPPEY, Tom. Preface: Learning to read science fiction. In: SHIPPEY, Tom. (ed.) Fictional space: Essays on contemporary science fiction. Atlantic Highlands: Humanities Press, 1991. p. 1-33.

STERLING, Bruce. Slipstream. In: SF Eye, EUA, n. 5, 1989. Disponível em https://w2.eff.org/Misc/Publications/Bruce_Sterling/Catscan_columns/catscan.05 Acesso em 13 jan. 2013.

STERLING, Bruce. Slipstream 2. In: Science fiction, EUA, vol. 38, n. 1, mar/2011. Disponível em http://www.depauw.edu/sfs/abstracts/a113.htm#sterling. Acesso em 08 jun. 2014.

SUVIN, Darko. Estrangement and cognition. In: GUNN, James; CANDELARIA, Matthew (ed.) Speculations on speculations: Theories of science fiction. Toronto, Oxford: The Scarecrow Press, 2005. p. 23-36.

SUVIN, Darko. Metamorphoses of Science Fiction. On the Poetics and History of a Literary Genre. New Haven, London: Yale University Press, 1979.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Trad.: Maria Castello. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

Downloads

Publicado

2017-10-27

Edição

Seção

Teoria, Crítica Literária, outras Artes e Mídias