Documentos de passagem

Autores

  • Mauricio Salles Vasconcelos Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.20.3.13-24

Palavras-chave:

Corpo, cultura, movimento

Resumo

Este artigo analisa as estratégias narrativas desenvolvidas pela filmografia de Chantal Akerman, enfatizando a articulação entre corpo e cultura. Põe foco no diálogo promovido pela diretora com as transformações históricas ocorridas desde os anos 1970, na criação de diferentes formas e estilos cinematográficos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mauricio Salles Vasconcelos, Universidade de São Paulo (USP)
    Professor livre-docente (USP). Pós-doutor pela New York University, sob a supervisão de Avital Ronell. Dirigiu os vídeos Ocidentes (2001), Blanchot: Para onde vai a literatura (2005); Giro Noite Cinema – Guy Debord (2011); Uma árvore no Zaire (2014). Autor dos romances Telenovela (2014), Ela não fuma mais maconha (2011), e as narrativas de Moça em blazer xadrez (2013) e Stereo (2002).

Referências

BARTHELME, Donald. Not-Knowing. Nova York: Random House, 1997.

CÉSAR, Ana Cristina. Correspondência completa. Rio de Janeiro: ed. da autora, 1979.

CHAMBERS, Iain. Migrancy, Culture, Identity. Nova York e Londres: Routledge, 1994.

CREELEY, Robert. “De adentro hacia afuera. Apuntes sobre el estilo autobiográfico”. Lo creativo y otros ensaios. Trad. Patrícia Gola. Cidade do México: Universidad Iberoamericana/Artes de México, 1998. p. 35-51.

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. Cinema 2. Trad. Eloisa de Araujo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1990.

FREITAS, Manuel de. Me, Myself and I. Autobiografia e imobilidade na poesia de Al Berto. Lisboa: Assírio & Alvim, 2005.

HALBREICH, Kathy et alii. Rozando la ficción: D’est de Chantal Akerman. Trad. Ferran Estellés e Anna Montero. Valencia: IVAM, 1996.

RONELL, Avital. American Philo. Entretiens avec A. R. Paris: Stock, 2006.

STAROBINSKI, Jean. L’oeil vivant. Paris: Gallimard, 1961.

Downloads

Publicado

2014-12-31