O jogo entre real e ficcional em Antonio Tabucchi
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.19.3.148-158Palavras-chave:
jogo literário, real, ficcional, Antonio TabucchiResumo
O jogo literário é recorrente na obra do escritor italiano Antonio Tabucchi. Este se dá na construção da própria narrativa através de jogos de espelho e inversões de identidade dos personagens. A partir da relação estabelecida entre o conto “A frase a seguir é falsa. A frase anterior é verdadeira” e o romance Noturno Indiano, o escritor italiano busca confundir o leitor, levando-o a acreditar na veracidade dos fatos narrados em seus textos. Isso faz com que as identidades do protagonista de Noturno Indiano e do personagem de “A frase a seguir é falsa. A frase anterior é verdadeira” que assina como Antonio Tabucchi se sobreponham. Esse aspecto faz parte do jogo entre real e ficcional estabelecido pelo autor, o qual procura induzir o leitor a acreditar que tais personagens são a representação do próprio escritor dentro de seus textos.
Downloads
Referências
ALVES, Sérgio Afonso Gonçalves. Fios da memória, jogo textual e ficcional de Haroldo Maranhão. 2006. 233 f. Tese (Doutorado em Letras - Literatura Comparada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.
ARRIGUCCI JUNIOR, David. O escorpião encalacrado. São Paulo: Perspectiva, 1973.
DOLFI, Anna. Tabucchi: la specularità, il rimorso. Roma: Bulzoni, 2006.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Lição de casa. In: BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 2002. p. 49-89.
PIMENTA, Olímpio. A invenção da verdade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
TABUCCHI, Antonio. Autobiografie altrui: poetiche a posteriori. Milano: Universale Economica Feltrinelli, 2003a.
TABUCCHI, Antonio. A frase a seguir é falsa. A frase anterior é verdadeira. In: ABUCCHI, Antonio. Os voláteis do beato Angélico. Trad. Ana Lucia Belardinelli. Rio de Janeiro: Rocco, 2003b. p. 47-59.
TABUCCHI, Antonio. Noturno Indiano. Trad. Wander Melo Miranda. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.



