LIMITES DO SENTIDO E O PAPEL DO LEITOR NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.16.1.71-83Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre as condições de emergência do sentido, reflexão que demanda o estudo da hermenêutica literária e do papel do leitor, pensados a partir das Estéticas da Recepção e do Efeito – representadas respectivamente pelas teorias de Hans Robert Jauss e de Wolfgang Iser.Downloads
Referências
BARRENTO, João. Que significa “moderno”? In: BARRENTO, João. A espiral vertiginosa: ensaios sobre a cultura contemporânea. Lisboa: Cotovia, 2001. p. 11-45.
BORGES, Jorge Luis. Pierre Menard, autor do Quixote. In: BORGES, Jorge Luis. Ficções. Trad. Carlos Nejar. 3. ed. São Paulo: Globo, 2001. p. 53-63.
COMPAGNON, Antoine. O leitor. In: COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão e Consuelo Fortes Santiago. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003. p. 139-164.
COSTA LIMA, Luiz. Prefácio à segunda edição. In: COSTA LIMA, Luiz. (Sel., Coord. e Trad.). A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. p. 9-36.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. O campo não hermenêutico ou a materialidade da comunicação. In: GUMBRECHT, Hans Ulrich. Corpo e forma: ensaios para uma crítica não hermenêutica. Org. João Cezar de Castro Rocha Trad. João Cezar de Castro Rocha et. al. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998. p. 137-151.
ISER, Wolfgang. O fictício e o imaginário: perspectivas de uma antropologia literária. Trad. J. Kretschmer. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1996.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994. (Série Temas, v. 36).
RANCIÈRE, Jacques. Prefácio a Políticas da escrita. In: RANCIÈRE, Jacques. Políticas da escrita. Trad. Raquel Ramalhete et. al. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. p. 7-21. (Col. TRANS).
ROCHA, João Cezar de Castro (Org.). Teoria da ficção: indagações à obra de Wolfgang Iser. Trad. Bluma Waddington Vilar e João Cezar de Castro Rocha. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.



