Memorial de um Platonista

Eleazar Magalhães Teixeira

Autores

  • Ana Maria César Pompeu Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Orlando Luiz de Araújo Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.27.2.72-84

Palavras-chave:

Memorial, Platonista, Estudos Clássicos

Resumo

Neste artigo registramos o percurso do Professor Eleazar Magalhães Teixeira, que é o principal responsável pela criação e pelo desenvolvimento dos Estudos Clássicos no Ceará, através do Núcleo de Cultura Clássica da Universidade Federal do Ceará. Tradutor dos diálogos platônicos, Protágoras e A República, com importantes estu- dos introdutórios, adotou os princípios do grande pensador grego em toda a sua vida, cultivando as virtudes e transmitindo aos seus discípu- los os mesmos ensinamentos. Atualmente, aos 94 anos, é presidente de honra da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, como reconhecimento da sua importância na história dos Estudos Clássicos do Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Maria César Pompeu, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Professora Titular da Universidade Federal do Ceará (Fortaleza-Ceará). Doutora e Mestre em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo. Fez um estágio pós-doutoral na Universidade de Coimbra, em
    Portugal. Atualmente, é Professora Titular da Universidade Federal do Ceará, onde atua nos Programas de Pós-graduação em Letras (PPGLetras) e em Estudos da Tradução (POET). É líder do grupo de pesquisa/CNPQ/SBEC: Núcleo de Cultura Clássica. É Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (2020-2021).

  • Orlando Luiz de Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Professor Associado da Universidade Federal do Ceará (Fortaleza-Ceará). Possui Doutorado e Mestrado em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo. Realizou um Pós-Doutorado na Universidade de Lisboa. É Professor Associado da Universidade Federal do Ceará, onde atua na graduação em Letras e Teatro, e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras). É membro do Grupo de Pesquisa Estudos sobre o Teatro Antigo (USP/CNPQ) e do Núcleo de Cultura Clássica (UFC/CNPQ).

Referências

APLEC - Associação dos Professores Licenciados do Estado do Ceará. COLUNA DO PROFESSOR. Fortaleza, outubro de 1963.

PLATÃO. A República. Tradução e notas de Eleazar Magalhães Teixeira. Fortaleza: Edições UFC, Banco do Nordeste [distribuidor], 2009.

PLATÃO. Protágoras. Tradução, estudo introdutório e notas de Eleazar Magalhães Teixeira. Fortaleza: Edições UFC, 1986 (2ª edição 2017).

TEIXEIRA, E. M. Apresentação e Introdução. In: PLATÃO. A República. Tradução e notas de Eleazar Magalhães Teixeira. Fortaleza: Edições UFC, Banco do Nordeste [distribuidor], 2009.

TEIXEIRA, E. M. Apresentação e Introdução. In: PLATÃO. Protágoras. Tradução, estudo introdutório e notas de Eleazar Magalhães Teixeira. Fortaleza: Edições UFC, 1986 (2ª edição 2017).

TEIXEIRA, E. M. Uma tradição não morre impune. Folha Liceu, Ano 1, nº 1, 2ª fase, 19 de outubro de 1991.

POMPEU, A. M. C. O Núcleo de Cultura Clássica e a Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Classica, v. 33, n. 1, p. 295-304, 2020.

POMPEU, A. M. C. Memorial de uma Aristofânica. Fortaleza: DLE/CH/UFC: 2020.

Downloads

Publicado

2021-11-20