O efeito de distanciamento em Um copo de cólera [1978]/(2013)

uma leitura brechtiana de Raduan Nassar

Autores

  • Octávio Henrique Chames dos Santos Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.27.3.75-89

Palavras-chave:

Bertolt Brecht, Efeito de distanciamento, Raduan Nassar, Um copo de cólera

Resumo

Neste artigo, propomos uma leitura da narrativa nassariana Um copo de cólera à luz do conceito brechtiano de “efeito de distanciamento”, considerando as críticas sobre o caráter teatral dessa novela de Raduan Nassar. Primeiro, ponderamos sobre as divergências entre as obras de Nassar e do escritor alemão Bertolt Brecht, mas apontamos alguns fatores que tornam a comparação possível. Em seguida, confrontamos as considerações críticas sobre o efeito de distanciamento em Brecht com aquelas sobre a teatralidade em Um copo de cólera. Por fim, destacamos elementos que, a nosso ver, podem ser interpretados como instâncias pelas quais Raduan Nassar teria construído, em sua novela, a seu modo, um efeito de distanciamento que, de modo parecido com o brechtiano, traz ao leitor/espectador a possibilidade e a necessidade de reflexão crítica sobre os fatos narrados/dramatizados.

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Biografia do Autor

  • Octávio Henrique Chames dos Santos, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

    Graduado em Letras - Português/Inglês pelo Centro Universitário Anhanguera de Pirassununga/SP. Mestrando em Letras pela UNESP/IBILCE. Bolsista de Mestrado do CNPq.

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Publicado

2021-12-21

Edição

Seção

Teoria, Crítica Literária, outras Artes e Mídias