Figurações do leitor no cinema

um breve inventário

Autores

  • Gabriela Dal Bosco Sitta

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.3.219-234

Palavras-chave:

Literatura, cinema, leitor, Ricardo Piglia

Resumo

Inspirado no ensaio de Ricardo Piglia (2006b) intitulado “O que é um leitor?”, em que o autor investiga as figurações do leitor na ficção literária, este artigo faz um breve inventário de personagens leitores apresentados pelo cinema. A primeira seção detalha o objetivo dessa incursão pela sétima arte, que consiste em refletir sobre o que move o leitor em sua prática de leitura. A segunda seção trata brevemente de algumas das relações existentes entre o cinema e a literatura, em especial com o intuito de apontar para abordagens que, como a proposta aqui, ultrapassem a usual comparação entre obra literária e adaptação cinematográfica. A terceira seção discorre sobre personagens leitores que aparecem em filmes tão distintos como Os incompreendidos (Truffaut, 1959), Pequena Miss Sunshine (Valerie Faris e Jonathan Dayton, 2006) e O homem que copiava (Jorge Furtado, 2003). Ao final, com base no que indicam os personagens leitores elencados, sugere-se que é em grande medida a interposição de uma camada simbólica e imaginária entre o sujeito e o mundo (PETIT, 2019) o que mobiliza a prática da leitura; a ela, soma-se ainda algum consolo, alguma compreensão e, talvez o mais importante, algum praze.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriela Dal Bosco Sitta

    Mestranda em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, campus Guarapuava (PR). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Referências

BARTHES, R. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 2006.

BENJAMIN, W. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.

COMPAGNON, A. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

FOUCAULT, M. A vida dos homens infames. In: FOUCAULT, M. Ditos e escritos IV: estratégia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. p. 203-222.

JOZEF, B. Cinema e literatura: algumas reflexões. Contexto, n. 17, p. 237-252, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/6601. Acesso em: 28 nov. 2021.

LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. A formação da leitura no Brasil. Ed. rev. São Paulo: Editora Unesp, 2019.

PETIT, M. Ler o mundo: experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. São Paulo: Editora 34, 2019.

PIGLIA, R. Anos de formação: os diários de Emílio Renzi. São Paulo: Todavia, 2017.

PIGLIA, R. Leitores imaginários. In: PIGLIA, R. O último leitor. São Paulo: Companhia das Letras, 2006a. E-book.

PIGLIA, R. O que é um leitor? In: PIGLIA, R. O último leitor. São Paulo: Companhia das Letras, 2006b. E-book.

RICHARDSON, R. Literature and film. Don Mills: Indiana University Press, 1969. E-book. Disponível em: https://publish.iupress.indiana.edu/read/literature-and-film/section/09cfea3b-822a-45e3-9986-1b8921519959#ch_1. Acesso em: 27 out. 2021.

SILVA, T. M. G. Reflexões sobre adaptação cinematográfica de uma obra literária. Anuário de Literatura, v. 17, n. 2, p. 181-201, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2012v17n2p181. Acesso em: 27 nov. 2021.

SMITH, P. Linha M. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

SONTAG, S. Godard. In: SONTAG, S. A vontade radical. São Paulo: Companhia de Bolso, 2015. E-book.

SONTAG, S. Um século de cinema. In: SONTAG, S. Questão de ênfase: ensaios. São Paulo: Companhia de Bolso, 2020a. p. 138-144.

SONTAG, S. Do romance ao filme: Berlin Alexanderplatz, de Fassbinder. In: SONTAG, S. Questão de ênfase: ensaios. São Paulo: Companhia de Bolso, 2020b. p. 145-155.

ZILBERMAN, R. O leitor. In: JOBIM, L.; ARAÚJO, N.; SASSE, P. P. (org.). Palavras da crítica. Rio de Janeiro: Edições Makunaíma, 2021. E-book. p. 292-314.

ZISCHLER, H. Kafka vai ao cinema. Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

Downloads

Publicado

2023-07-11

Edição

Seção

Teoria, Crítica Literária, outras Artes e Mídias