Representações do feminino em Quarto de despejo
a literatura de Carolina sob os vieses da educação e das questões de gênero
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.30.2.92-109Palavras-chave:
Literatura marginal, Questões de gênero, Educação, Carolina Maria de Jesus, Quarto de despejoResumo
Este artigo constitui um recorte da dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Propomo-nos, portanto, a discutir a importância da literatura marginal dentro do universo educacional como impulsora de debates sobre as questões de gênero, performatividade, narrativa de si e do outro, reconhecendo que a educação, enquanto instrumento de modificação da sociedade e formação do sujeito, possui uma força que não apenas liberta o educando, mas também produz outras formas de inteligibilidade dos sujeitos. Por meio de uma abordagem qualitativa, analisamos como emergem as representações do feminino em Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), de Carolina Maria de Jesus, reconhecendo nessa obra a exemplar potência da literatura marginal frente à necessidade de discussão sobre questões sociais.
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