A REPETIÇÃO EM INTERPRETAÇÕES DE LICENCIANDOS EM FÍSICA AO LEREM AS REVISTAS CIÊNCIA HOJE E PESQUISA FAPESP

REPETITION IN INTERPRETATIONS OF FUTURE PHYSICS TEACHER IN THE READING OF THE MAGAZINES CIÊNCIA HOJE AND PESQUISA FAPESP

Autores

  • Henrique Almeida Dias Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Maria José P. M. de Almeida Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172010120305

Palavras-chave:

Leitura; Divulgação Científica; Análise de Discurso; Repetição.

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender como um grupo de licenciandos em Física atribuiu sentidos à leitura de textos de divulgação científica da área publicados nas revistas Ciência Hoje e Pesquisa Fapesp. Para analisar as interpretações dos licenciandos, baseamo-nos na noção de autoria da análise de discurso e suas categorias de repetição: empírica, for mal e histórica, como explicitadas por Eni Orlandi. Identificamos elemen tos das três, o que nos evidenciou a multiplicidade nas maneiras como os licenciandos desta pesquisa leram os textos indicados. Notamos como alguns aspectos da ciência foram interpretados pelos licenciandos, como as suas relações com a sociedade, com as outras ciências e a produção científica nacional. Também encontramos algumas referências à utilização de analogias nos textos de divulgação científica. Os sentidos atribuídos à leitura e os exemplos de repetições por esse grupo de licenciandos em Física parecem sugerir como certos discursos relativos à ciência podem aflorar quando instados pela leitura dos textos de divulgação propostos.

This article aims to understand how future physics teachers compreheend physic scientific texts published in the magazines Ciência Hoje and Pesquisa Fapesp. Our theoretical reference was based on the notion of authorship of the discourse analysis and their repetition cate gories: empiric, formal and historical. We identified the three elements, what evidenced the multiplicity in the ways as the future physics teachers read the texts. We noticed some science aspects interpreted by the future physics teachers, such as: relationships with the society, with other sci ences and national scientific production. We also found some references in the use of analogies in the scientific popularization texts. The meanings attributed to reading seems to suggest how discourses relating to science can emerge when required by reading the popularization texts proposed.

Referências

ALMEIDA, Maria José P. M. de & RICON, Alan Esteves. Divulgação científica e texto literário - uma perspectiva cultural em aulas de Física. Caderno Catarinense de Ensino de Física. Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 7-13, 1993.

ALMEIDA, Maria José P. M. de e QUEIROZ, Elisabeth. Divulgação científica e conhecimento escolar: um ensaio com alunos adultos. Caderno Cedes. Campinas, n. 41, p. 62-68, 1997.

ALMEIDA, Maria José P. M. de; SOUZA, Suzani Cassiani de & SILVA, Henrique César da. Perguntas, respostas e comentários dos estudantes como estratégia na produção de sentidos em sala de aula. In: NARDI, Roberto &.ALMEIDA, Maria José P. M. de Analogias, leituras e modelos no ensino da ciência: a sala de aula em estudo. São Paulo: Escrituras Editora, 2006. p. 61-75.

ALMEIDA, M. J. P. M.; SOUZA, S. C. de & OLIVEIRA, O. B. Leitura e escrita em aulas de ciências: luz, calor e fotossíntese nas mediações escolares. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2008.

BICUDO, Francisco. O caos amigável. Pesquisa Fapesp. São Paulo, n. 107, p. 52-56, 2005.

FIORAVANTI, Carlos. Mentes versáteis.. Pesquisa Fapesp São Paulo, n. 104, p. 50-53, 2004.

GADET, Françoise; HAK, Tony (orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da Unicamp, 1993.

GAMA, L. C. Divulgação científica: leituras em classes de Ensino Médio. 2005. 216f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

GIRALDELLI, C. G. C. M. Gestos de interpretação na leitura de um texto literário de divulgação científica: crianças em situação escolar. 2007. 189f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

LANÇA, T. Newton numa leitura de divulgação científica: produção de sentidos no Ensino Médio. 2005. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

MACEDO, Vanessa. Brasil na Grid. Ciência Hoje. Rio de Janeiro, n. 208, p. 44-45, 2004.

MASSI, L. Contribuições da iniciação científica na apropriação da linguagem científica por alunos de graduação em Química. 2008. 227f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Instituto de Química, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2008.

OLIVEIRA, O. B. de. Possibilidades da escrita no avanço do senso comum para o saber científico na oitava série do Ensino Fundamental. 2001. 163f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.

ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 1988.

ORLANDI, E. P.. Discurso, imaginário social e conhecimento. Em Aberto. Brasília, n. 61, 1994.

ORLANDI, E. P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 1988.

PIVETTA, Marcos. Carbono em gotas.. Pesquisa Fapesp São Paulo, n. 109, p. 58-59 2005.

RICON, Alan Esteves; e ALMEIDA, Maria José P. M. de. Ensino da Física e leitura. Leitura: teo ria e prática. Campinas, v. 10, n. 18, p. 7-16, 1991.

SILVA, José Alves da & KAWAMURA, Maria Regina Dubeux. A natureza da luz: uma atividade com textos de divulgação científicas em sala de aula.. Caderno Catarinense de Ensino de Física Florianópolis, v. 18, n. 3, p. 317-349, 2001.

SOUZA, S. C. de. Leitura e fotossíntese: proposta de ensino numa abordagem cultural. 2000. 313f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

VIEIRA, Cássio Leite. Os zévatrons estão chegando. Ciência Hoje. Rio de Janeiro, n. 223, p. 50-52, 2006.

ZANOTELLO, Marcelo e ALMEIDA, Maria José P. M. de Produção de sentidos e possibilida des de mediação na Física do Ensino Médio: leitura de um livro sobre Isaac Newton. Revista Brasileira de Ensino de Física. São Paulo, v. 29, n. 3, p. 437-446, 2007.

Downloads

Publicado

2011-01-19

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS