A REPETIÇÃO EM INTERPRETAÇÕES DE LICENCIANDOS EM FÍSICA AO LEREM AS REVISTAS CIÊNCIA HOJE E PESQUISA FAPESP
REPETITION IN INTERPRETATIONS OF FUTURE PHYSICS TEACHER IN THE READING OF THE MAGAZINES CIÊNCIA HOJE AND PESQUISA FAPESP
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172010120305Palabras clave:
Leitura; Divulgação Científica; Análise de Discurso; Repetição.Resumen
Este artigo tem por objetivo compreender como um grupo de licenciandos em Física atribuiu sentidos à leitura de textos de divulgação científica da área publicados nas revistas Ciência Hoje e Pesquisa Fapesp. Para analisar as interpretações dos licenciandos, baseamo-nos na noção de autoria da análise de discurso e suas categorias de repetição: empírica, for mal e histórica, como explicitadas por Eni Orlandi. Identificamos elemen tos das três, o que nos evidenciou a multiplicidade nas maneiras como os licenciandos desta pesquisa leram os textos indicados. Notamos como alguns aspectos da ciência foram interpretados pelos licenciandos, como as suas relações com a sociedade, com as outras ciências e a produção científica nacional. Também encontramos algumas referências à utilização de analogias nos textos de divulgação científica. Os sentidos atribuídos à leitura e os exemplos de repetições por esse grupo de licenciandos em Física parecem sugerir como certos discursos relativos à ciência podem aflorar quando instados pela leitura dos textos de divulgação propostos.
This article aims to understand how future physics teachers compreheend physic scientific texts published in the magazines Ciência Hoje and Pesquisa Fapesp. Our theoretical reference was based on the notion of authorship of the discourse analysis and their repetition cate gories: empiric, formal and historical. We identified the three elements, what evidenced the multiplicity in the ways as the future physics teachers read the texts. We noticed some science aspects interpreted by the future physics teachers, such as: relationships with the society, with other sci ences and national scientific production. We also found some references in the use of analogies in the scientific popularization texts. The meanings attributed to reading seems to suggest how discourses relating to science can emerge when required by reading the popularization texts proposed.
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