CIÊNCIAS NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DA DISCIPLINARIDADE À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
SCIENCE EDUCATION IN THE 9th GRADE OF THE ELEMENTARY SCHOOL: FROM DISCIPLINARITY TO SCIENTIFIC AND TECHNOLOGICAL LITERACY
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172010120207Palavras-chave:
Ensino de Ciências; Alfabetização Científica e Tecnológica; Nono Ano.Resumo
Este artigo discute as características do Ensino de Ciências desenvolvido na última série do ensino fundamental na disciplina Ciências. Apresenta uma análise do que é oferecido pelos livros didáticos e o que efetivamente os professores abordam quando tratam de Química com seus alunos. Os resultados indicam que a Química é tratada discipli narmente, contrapondo-se à interdisciplinaridade e à contextualização ne cessárias nesta fase do ensino. Como proposta para possível reversão da situação constatada, são apresentados alguns pontos a serem considera dos no programa escolar de Ciências para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica, utilizando como exemplo a abordagem do tema Leite.
This article discusses a few characteristics of the Science Education developed in the last series of the elementary school. It also analyzes the adopted Science textbooks and what Chemistry contents are taught for students in the 9th grade. The analysis of these issues shows that in Science, the Chemistry is worked disciplinarily, contrasting to the interdisciplinarity and contextualization needed for the citizenship devel opment during basic school. As proposed, we present a few points to be considered for the school program of science with a view to promote Scientific and Technological Literacy, having the theme Milk as an example.
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